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                                    [description] => Introdução: Por volta de 2000, as TIC possibilitaram às bibliotecas universitárias a disponibilização do Serviço de Referência Virtual (SRV), um serviço mediado por software para a interação via chat entre o bibliotecário e os sujeitos em busca de informações de acervos ou de serviços das bibliotecas. Objetivo: O objetivo da pesquisa que fundamenta este artigo foi comparar os softwares utilizados por instituições diversas para disponibilizar o SRV Metodologia: As metodologias para a avaliação e construção teórica que subsidiaram este artigo consistiram-se da combinação de um aporte feito a partir da literatura produzida nacional e internacionalmente sobre o assunto, somado à pesquisa exploratória realizada em ambientes digitais para a análise do design dos software de chat, adicionadas à observação participante. Resultados: Os resultados apresentam e comparam os recursos e características dos softwares analisados. Conclusões: As conclusões deste estudo apontam para decisões contextuais das instituições e de seus profissionais da informação, de acordo com necessidades e perfis específicos dos sujeitos que interagem com a informação nos ambientes tradicionais e digito-virtuais delineados por parâmetros únicos em cada instituição.Palavras-chave: Informação e tecnologia. Design da informação. Serviço dereferência virtual (SRV). Complexidade.Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26933/20732
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                                    [rights] => Copyright (c) 2017 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
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