Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T05:37:10Z
    [request] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34164
                            [datestamp] => 2023-03-06T15:09:31Z
                            [setSpec] => pbcib:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Estudo da preservação digital dos videogames sob o viés da Arquivologia
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Santos Junior, Roberto Lopes dos
                                            [1] => Nunes, Vanderson Monteiro
                                        )

                                    [description] => Análise, baseado em levantamento bibliográfico e revisão de literatura em fontes secundárias, identificando o estado da arte das pesquisas ligadas a Arquivologia (e áreas correlatas como Ciência da Informação e Biblioteconomia) sobre a preservação dos videogames. Inicialmente foi feito breve estudo histórico sobre a origem e evolução dos jogos eletrônicos. Posteriormente, foram discutidas as principais temáticas referentes à preservação digital no âmbito arquivístico e, por fim, realizada uma discussão sobre a preservação digital nos videogames, separadas respectivamente sobre o pretenso caráter documental desse tipo de suporte, aspectos teóricos ligados a preservação dessas mídias, das estratégias de emulação e encapsulamento dos videogames, além da utilização de repositórios e museus tecnológicos para o armazenamento dessa mídia. O trabalho identificou a existência, principalmente após 2005, de estudos, ligados a Arquivologia norte-americana e europeia, indicando a necessidade de preservação de diferentes características presentes nos videogames, apesar dos objetivos e premissas que consolidem a preservação dessas mídias ainda estarem em fase de desenvolvimento. O levantamento indicou também que a temática da preservação dos videogames possui potencial para posterior desenvolvimento em pesquisas ligadas a Arquivo.Palavras-chave: Arquivologia. Preservação digital. Videogames. Jogos eletrônicos.Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/29322
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2017-05-29
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/34164
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; v. 12 n. 1 (2017)
                                            [1] => 1981-0695
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2017 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
                                )

                        )

                )

        )

)