Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T05:31:25Z
    [request] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29574
                            [datestamp] => 2023-03-06T15:08:52Z
                            [setSpec] => pbcib:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Incursões teórico-metodológicas da etnometodologia na Ciência da Informação: aplicações em pesquisas sobre leitura
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Dumont, Lígia Maria Moreira
                                            [1] => Pinheiro, Edna Gomes
                                        )

                                    [description] => No intuito de apresentar algumas reflexões que possam auxiliar na elaboração de futuras pesquisas sobre leitura como uma forma de explorar possibilidades de mudanças na vida cotidiana de indivíduos e grupos, discute escolhas teórico-metodológicas passíveis de aplicação. Enfatiza que o método fenomenológico, a abordagem qualitativa, a observação participante, a entrevista (que pode se apoiar na escuta sensível, nos desenhos comentados), a história de vida tópica, intermediados pela etnometodologia, são recursos relevantes e imprescindíveis para subsidiar o percurso metodológico de pesquisa sobre leitura no discurso da Ciência da Informação. Sugere a abertura de diálogo entre a etnometodologia e a Ciência da Informação, haja vista a interseção dos domínios da apropriação da informação na constituição do eu cidadão leitor, advindos, de um lado, de estudos da Ciência da Informação e, de outro, dos estudos sócio-históricos da leitura. Aponta a relevância da etnometodologia na Ciência da Informação, especialmente quando as pesquisas dessa área lidam com o usuário e o seu mundo de vida, suas experiências e a sua visão particular, diante das possibilidades de se reconstituir, a partir da informação e do conhecimento adquiridos pela leitura, necessidades para estabelecer a vivência entre pessoas e grupos. Principalmente quando esses grupos compõem-se de sujeitos sócio, cultural, educacional e economicamente carentes. Conclui que a etnometodologia oferece novas formas de articulação com a leitura, visto que seu postulado investiga as propriedades racionais de expressões de indexação e outras ações práticas sociais contínuas e organizadas na vida cotidiana.Palavras-chaves: Leitura e metodologia de pesquisa. Leitura e etnometodologia. Ciência da Informação e etnometodologia. Leitura e apropriação da informação.Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/22773/14523
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2016-07-27
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/29574
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; v. 11 n. 1 (2016)
                                            [1] => 1981-0695
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2016 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
                                )

                        )

                )

        )

)