Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T05:18:03Z
    [request] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19475
                            [datestamp] => 2023-03-06T15:07:15Z
                            [setSpec] => pbcib:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A investigação do comportamento de busca informacional e do processo de tomada de decisão dos líderes nas organizações: introduzindo a abordagem clínica da informação como proposta metodológica
                                    [creator] => Paula, Claudio Paixão Anastácio de
                                    [description] => O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de metodologia para a investigação do comportamento de busca de informações relacionado com o processo de tomada de decisão de líderes em organizações. Tanto a metodologia quanto o instrumento propõe o uso de uma hermenêutica das dimensões simbólicas e afetivas subjacentes à busca, à seleção e ao uso de informações como uma estratégia para acessar a subjetividade de indivíduos envolvidos em atividades de tomada de decisão e seus esforços para interpretar uma realidade. Fundamenta-se na abordagem alternativa para os estudos de usos e usuários da informação, tomando como referencial adicional os estudos da psicologia. Esse estudo se inclui numa perspectiva de trabalho e pesquisa que vem se desenhando como uma “Abordagem Clínica da Informação” que, propõe-se, poderia contribuir para o aperfeiçoamento dos estudos de usuários – com destaque para a investigação das relações entre motivações individuais e coletivas, busca e uso da informação, e fatores como personalidade, criatividade e produtividade – especialmente aqueles voltados para o campo da gestão do conhecimento.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Estudos de usuários. Tomada de decisão. Dimensões simbólico-afetivas.


Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16756/9877
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2014-06-20
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/19475
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; v. 9 n. 1 (2014)
                                            [1] => 1981-0695
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2023 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
                                )

                        )

                )

        )

)