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                                    [description] => Este trabalho propõe-se a mapear e discutir, através de um prisma sócio-histórico, as relações que se instauram entre as bibliotecas públicas e o universo das práticas culturais humanas. Em razão deste objetivo, aponta-se inicialmente que as práticas culturais devem ser entendidas como um conjunto de manifestações simbólicas concebidas por um determinado indivíduo ou por uma dada sociedade para atribuir múltiplos olhares interpretativos sobre o mundo que os cercam. Em seguida, e utilizando essa definição como instrumento de sustentação teórica, pretende-se elaborar uma análise que traga elementos esclarecedores para a seguinte questão: em que medida as bibliotecas públicas podem ser consideradas um “lugar de práticas culturais”? Para tanto, utiliza-se o seguinte percurso metodológico: em um primeiro momento salientase que prática cultural alguma é completa em si mesma, necessitando sempre de uma materialidade para adquirirem visibilidade e sentido, materialidade que, por sua vez, aproxima as bibliotecas públicas do conjunto das táticas e estratégias que atravessam tais instâncias de significação. Em um segundo momento, enfatiza-se que as quatro funções básicas de toda biblioteca pública – função cultural, informacional, recreativa e educacional – se tornam mais evidentes quando relacionadas à questão da memória, da cultura, da educação e da leitura. Assim, com base nestas análises, pretende-se defender que as bibliotecas públicas são “lugares de práticas culturais” porque nos ajudam a elaborar representações para os diversos cenários sociais, políticos e culturais onde nossas vidas se desenvolvem, fazendo frutificar os saberes e contribuindo para a preservação e difusão do patrimônio material e intelectual humano.

Palavras-chave: Biblioteca Pública. Práticas Culturais. Biblioteca Pública – Memória. Biblioteca Pública – Cultura. Biblioteca Pública – Educação. Biblioteca Pública – Leitura.


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http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/3740/5597
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