Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:58:23Z
    [request] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10163
                            [datestamp] => 2023-03-06T13:54:11Z
                            [setSpec] => pbcib:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Mapa Dinâmico & Texto Livre: uma nova abordagem de práticas educacionais
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Pastoriza, Bruno dos Santos
                                            [1] => Loguercio, Rochele de Quadros
                                        )

                                    [description] => Mais recentemente, o impacto dos avanços tecnológicos aplicados à educação contribuiu para o aprimoramento das metodologias utilizadas no ensino. Um reflexo disto reside no aperfeiçoamento dos instrumentos educacionais, trabalhados aqui como os textos e mapas conceituais, que partem em busca de um caráter mais significativo, inspirado na teoria ausubeliana, permitindo, através da ferramenta computacional, então, o aumento de sua interação e expansão a outras fronteiras como as do mundo multidimensional. Assim, apoiando-se nestes avanços, trazemos neste trabalho a apresentação de abordagens diferenciadas, guiadas e articuladas com a visão epistêmica do filósofo da ciência Gaston Bachelard, às práticas educacionais tradicionais referentes ao uso de textos e mapas conceituais, principalmente quando aplicados em temas relacionados às ciências, a fim de trazer à tona mais uma possibilidade de trabalho no meio educacional.

link para o texto completo: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1015/1316
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2011-07-27
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/10163
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; v. 4 n. 1 (2009)
                                            [1] => 1981-0695
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2023 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
                                )

                        )

                )

        )

)