Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:40:05Z
    [request] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/553
                            [datestamp] => 2023-03-04T17:52:54Z
                            [setSpec] => tpbci:PE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A Imagem do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais segundo seus egressos
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Queiroz, Tatiana Pereira
                                            [1] => Paula, Claudio Anastácio de
                                            [2] => Araújo, Eliane Pawlowski de Oliveira
                                        )

                                    [subject] => Imagem do curso de Biblioteconomia.  Acompanhamento de egressos. Teoria das Representações Sociais. Método de Configuração de Imagem.
                                    [description] => Este trabalho apresenta o recorte (1ª etapa) de uma tese de doutorado que buscou elucidar as percepções que os egressos do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais têm sobre o curso. O estudo desenvolveu-se em duas etapas e procurou articular a Teoria das Representações Sociais, a formação acadêmica desses profissionais e o exercício da profissão bibliotecária. Como solução metodológica utilizou-se o Método de Configuração de Imagem e, como técnicas de coleta de dados, entrevistas individuais e questionários. Foram identificados e categorizados na primeira etapa 49 atributos na imagem do curso classificados como racionais, afetivos, visionários, emocionais e simbólicos e verificada a satisfação percebida pelos egressos sobre os atributos identificados. Resultou, dessa etapa, uma representação gráfica da configuração dessa imagem que embasou a elaboração de questões pertinentes às representações dos egressos sobre o curso e que foram utilizadas na segunda etapa da pesquisa – não apresentada neste artigo. Foi possível perceber que, apesar da Imagem Central do curso se apresentar composta, majoritariamente, por elementos racionais e de caráter predominantemente positivo, em outras regiões da imagem foram identificados elementos de teor negativo. Concluiu-se que, esse achado em muitos aspectos, reitera as representações e os estereótipos do curso registrados na literatura da área, como o desconhecimento e a desvalorização da profissão. Entretanto, também trouxe à tona elementos afetivos positivos ligados à imagem do curso de Biblioteconomia investigado, como a paixão pela futura profissão, a socialização propiciada durante a formação e a oportunidade de convívio com docentes de excelência.
                                    [publisher] => Associação Nacional Pesquisa em Ciência da Informação - ANCIB
                                    [date] => 2022-08-23
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/553
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação; v. 14 (2021): Premiados Enancib - 2021
                                            [1] => 1983-5116
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/553/533
                                    [rights] => Copyright (c) 2021 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
                                )

                        )

                )

        )

)