Array
(
    [responseDate] => 2025-01-13T22:10:31Z
    [request] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/489
                            [datestamp] => 2020-10-24T03:37:08Z
                            [setSpec] => tpbci:AC
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A PERSPECTIVA DUAL DO CONHECIMENTO EM INFORMAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA RACIONALIDADE DE JÜRGEN HABERMAS: reflexos e reflexões
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Cavalcante, Anderson Victor Barbosa
                                            [1] => Souza, Edivanio Duarte de
                                            [2] => Bufrem, Leilah Santiago
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Conhecimento em informação
                                            [1] => Racionalidade instrumental
                                            [2] => Racionalidade comunicativa
                                        )

                                    [description] => Inspirando-se nas categorias habermasianas da racionalidade instrumental e da racionalidade comunicativa, este estudo objetiva entender o fenômeno do conhecimento em informação a partir das concepções conhecimento técnico-instrumental e conhecimento crítico-emancipatório. Trata-se de um estudo ensaístico que se vale das possibilidades da hermenêutica habermasiana. Apresenta, a partir de dados bibliográficos, manifestações expressivas e propulsoras dessa projeção dual do conhecimento na Ciência da Informação, notadamente, em sua esfera de conhecimento no contexto do século XXI (2001-2016). Finaliza chamando a atenção para o fato de que o fortalecimento de perspectivas e dinâmicas fundadas na racionalidade instrumental, via conhecimento técnico-instrumental, coloniza os alicerces de sobrevivência de perspectivas e possibilidades ancoradas na racionalidade comunicativa, via conhecimento crítico-emancipatório, junto aos horizontes do campo da Ciência da Informação, sobretudo, em sua esfera de conhecimento.
                                    [publisher] => Associação Nacional Pesquisa em Ciência da Informação - ANCIB
                                    [date] => 2019-12-31
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/489
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação; v. 12 n. 2 (2019)
                                            [1] => 1983-5116
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/489/470
                                    [rights] => Copyright (c) 2019 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
                                )

                        )

                )

        )

)