Array
(
    [responseDate] => 2025-01-13T22:10:09Z
    [request] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/472
                            [datestamp] => 2020-10-24T03:46:51Z
                            [setSpec] => tpbci:AC
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => O LEITOR E A LEITURA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE SUPER-HERÓIS DA MARVEL E DA DC COMICS: contribuições da etnometodologia aos estudos em ciência da informação
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Ramos, Rubem Borges Teixeira
                                            [1] => Dumont, Lígia Maria Moreira
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Leitura.
                                            [1] => Histórias em quadrinhos de super-heróis.
                                            [2] => Leitor.
                                            [3] => Introjeção do conhecimento.
                                        )

                                    [description] => Introduz as experiências de leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da Marvel e da DC Comics por brasileiros e norte-americanos, destacando as formas como essa leitura repercute junto a vida dos leitores a partir de suas visões e interpretações dos fatos, utilizando informações e conhecimentos adquiridos por intermédio da leitura. A análise dessas repercussões se tornou possível por meio de um diálogo estabelecido entre a etnometodologia, corrente da sociologia que contempla as interações que os indivíduos promovem em suas vidas, a fim de entender como as pessoas constroem e reconstroem a sua realidade social e a Ciência da Informação, com seus estudos focando a introjeção de conhecimentos adquiridos via leitura, revelando o modo como o leitor recorre e emprega um ou mais conteúdos presentes na leitura empreendida, em diversas situações de seu cotidiano. Para realizar a pesquisa, recorreu-se ao emprego da observação participante e da entrevista, com foco para a experiência de leitura desse gênero em particular, observando dessa forma características e atributos da vida social dos leitores desses quadrinhos, mais especificamente fornecendo ao pesquisador o acesso às formas como este leitor reconhece o uso do conhecimento lido. Ao utilizar os conceitos chave da etnometodologia (ações práticas ou realização, indexalidade ou indicialidade, reflexividade, noção de membro e relatabilidade), tornou-se possível captar e entender, nos depoimentos de leitores no Brasil e nos EUA, a aplicação de sentidos e significados advindos das falas, condutas e ações desempenhadas pelos personagens e temas veiculados nas páginas de histórias em quadrinhos de super-heróis, com fatos e eventos presentes e vividos pelos leitores posteriormente em seu cotidiano. Reforça a necessidade de mais estudos que abordem a relação entre informação e leitura, com destaque para os indivíduos e suas experiências de vida e interações sociais.
                                    [publisher] => Associação Nacional Pesquisa em Ciência da Informação - ANCIB
                                    [date] => 2018-12-31
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/472
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação; v. 11 n. 2 (2018)
                                            [1] => 1983-5116
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/472/454
                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
                                )

                        )

                )

        )

)