Array
(
    [responseDate] => 2025-01-13T22:09:50Z
    [request] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/468
                            [datestamp] => 2020-10-24T03:48:01Z
                            [setSpec] => tpbci:AC
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => MUSEUS COMO ATIVIDADE EDUCATIVA: o que pensam os alunos surdos sobre acessibilidade?
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Chalhub, Tania
                                            [1] => Gomes, Marisa
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Museus.
                                            [1] => Educação de Surdos.
                                            [2] => Acessibilidade.
                                        )

                                    [description] => Esta pesquisa tem como foco museus e educação de sujeitos surdos que têm na língua de sinais uma das suas marcas identitárias. O reconhecimento da língua de sinais na comunicação com surdos tem raízes na França e é uma realidade também no Brasil desde o início deste século. Nos espaços escolares os avanços são significativos, porém, nos espaços não escolares o cenário ainda está em construção com muitos desafios, dado que os surdos têm se manifestado enquanto protagonistas de movimentos inclusivos para ampliar o acesso a espaços culturais. Esta pesquisa teve como objetivo principal discutir a percepção dos principais recursos de acessibilidade em museus por estudantes surdos cursando Pedagogia. Os dados serão discutidos à luz da experiência de três visitas a exposições com alunos de duas disciplinas. A pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa teve como instrumentos de coleta de dados questionário eletrônico, em duas versões, Libras e Português escrito, e observação participante. Os alunos respondentes se identificam, em sua maioria, como Surdos, 62% comparados com 38% que se diz Deficiente Auditivo. Os resultados apresentados apontam para um destaque importante para a comunicação em Libras, presente na interação com mediador surdo, educador fluente em Libras e intérpretes, além dos aparatos tecnológicos como o vídeo guia em Libras, vídeos com janelas em Libras e o QR Code que disponibiliza vídeo com conteúdo da exposição. Iniciamos esta pesquisa com muitos questionamentos, os resultados dão conta de prover algumas compreensões de como o aluno surdo percebe o museu numa atividade educativa, porém, seguimos buscando respostas para as inúmeras questões aqui levantadas que esperamos responder com novas pesquisas.
                                    [publisher] => Associação Nacional Pesquisa em Ciência da Informação - ANCIB
                                    [date] => 2018-12-31
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/468
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação; v. 11 n. 2 (2018)
                                            [1] => 1983-5116
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/468/450
                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
                                )

                        )

                )

        )

)