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                                    [title] => A ORDENAÇÃO DE DOCUMENTOS NO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UFMG:: NOTAS SOBRE UM CONTEÚDO QUASE ESQUECIDO
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                                    [description] => Discute a atividade de ordenação de documentos e o modelo número de chamada no que concerne à sua trajetória como conteúdo dos programas de disciplinas obrigatórias do curso de Biblioteconomia da UFMG, e à experiência de oferta de disciplinas optativas referentes à temática, haja vista sua progressiva exclusão do âmbito das disciplinas obrigatórias. Inicialmente, apresenta uma caracterização dos elementos basilares da ordenação de documentos, o que envolve sua relação com a classificação bibliográfica, e do número de chamada enquanto modelo adotado para tal, explicitando os aspectos teóricos e metodológicos que abarcam a atividade. Na sequência, realiza um exame dos conteúdos expressos nos programas do curso de Biblioteconomia da UFMG que apresentam tópicos próprios à ordenação de documentos, desde sua fundação em 1950 até os dias atuais, além de sua relação com outras atividades de organização da informação. Após explicitação do percurso e da análise da temática no currículo, descreve proposta de ação pedagógica desenvolvida com vistas a atenuar as lacunas constatadas no currículo vigente no tocante à ordenação de documentos e ao número de chamada. Conclui ressaltando a relevância da ordenação de documentos, como atividade que contribui para o uso qualificado da informação, e do número de chamada enquanto modelo que precisa ser trabalhado de modo aprofundado, conjuntamente à classificação bibliográfica, a fim de adensar sua funcionalidade. Aponta, também, para a necessidade de se pensar a ordenação em sentido amplo tendo em vista as práticas historicamente instituídas e as modificações demandadas pela crescente oferta de coleções em ambiente web.
                                    [publisher] => Associação Nacional Pesquisa em Ciência da Informação - ANCIB
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                                    [rights] => Copyright (c) 2020 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
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