Array
(
    [responseDate] => 2025-01-13T22:07:09Z
    [request] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/361
                            [datestamp] => 2019-12-26T21:24:25Z
                            [setSpec] => tpbci:AC
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => “The inhotim that the other inhotim swallowed”: museum, silence and memory transfiguration
                                            [1] => “O inhotim que o outro inhotim engoliu”: museu, silêncio e transfiguração de memórias
                                        )

                                    [creator] => Borges, Luiz Carlos
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Museu
                                            [1] => Memória
                                            [2] => Silêncio
                                            [3] => Musealização
                                            [4] => Representação
                                            [5] => Museum
                                            [6] => Memory
                                            [7] => Silence
                                            [8] => Musealization
                                            [9] => Representation
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This paper about the Inhotim Cultural Institute deals with the relations between this Museum and its history, and especially with the extinct Inhotim Community, that is, analyses the elaboration of an endo-history which is relatively asymmetrical concerning its exo-history. Therefore, proposes a critical analysis of the Inhotim museum as an collective intellectual structured in an discourse of competence, thus, authoritarian. The historic survey attempts to show that the time-space appropriation and the symbolic silencing are inherent to the very institution of the Museum, and as such, are components of the systemic violence that is expressed in terms of concealment, displacement/transfiguration of historic and meaningful significant and, finally, of memories enthronement. Thereby, the Inhotin‟s endo-history displays the existence of a distance between the subject of the museum narrative and the subject of the historic discourse and it is precisely that constitutive and, in the last instance, imperceptive or denied distance that constitutes the hub of the relation between the Museum and its history. Ultimately, attempting to cross the Museum do Inhotim self-representation, as a privileged place to contemplate beauty, a kind of orphic function of the museum, the museological analysis hereby proposed aims to uncover and to understand the discursive strategies whereby the Museum do Inhotim represents itself and presents itself to the society. 
                                            [1] => Este trabalho, sobre o Instituto Cultural Inhotim, trata das relações desse Museu com sua história e, em especial, com a extinta Comunidade do Inhotim; qual seja, analisa a produção de uma endohistória relativamente assimétrica à sua exohistória. Para tanto, propõe uma análise crítica do Inhotim Museu enquanto ente social e, mais particularmente, na condição de intelectual coletivo estruturado em discurso competente, logo, autoritário. O exame histórico intenta mostrar que a apropriação tempo-espacial e o silenciamento simbólico são inerentes à própria instituição do Museu e, como tais, são componentes de uma violência sistêmica que se expressa na forma de encobrimento, deslocamento/transfiguração de significantes históricos e representativos e, finalmente, na entronização de memórias. Desse modo, a endohistória do Inhotim mostra a existência de uma distância entre o sujeito-da-narrativa museal e o sujeito-do-discurso histórico e é justamente essa distância constitutiva e, em última instância, não percebida ou denegada que constitui o cerne da relação entre o Museu e sua história. Enfim, ao atravessar a autorrepresentação do Museu do Inhotim como um lugar privilegiado para a contemplação da beleza, uma espécie de função órfica do museu, a análise museológica aqui proposta objetiva por a descoberto e compreender as estratégias discursivas mediante as quais o Museu do Inhotim se autorrepresenta e se apresenta para a sociedade. 
                                        )

                                    [publisher] => Associação Nacional Pesquisa em Ciência da Informação - ANCIB
                                    [date] => 2015-07-01
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/361
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2015)
                                            [1] => 1983-5116
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/361/361
                                    [rights] => Copyright (c) 2015 Luiz Carlos Borges
                                )

                        )

                )

        )

)