Array
(
    [responseDate] => 2025-01-13T22:06:02Z
    [request] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/330
                            [datestamp] => 2019-12-26T21:22:37Z
                            [setSpec] => tpbci:AC
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Application of competence parameters from the perspective of curriculum prototype ressignification, starting from accumulated experiences
                                            [1] => Aplicação de parâmetros de competência na perspectiva da ressignificação de protótipos curriculares, a partir de experiências acumuladas
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Varela, Aida Varela
                                            [1] => Barbosa, Marilene Lobo Abreu
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Competência
                                            [1] => Desenvolvimento de competências
                                            [2] => Formação formal e Informal
                                            [3] => Estratégias Metodológicas
                                            [4] => Competence
                                            [5] => Skills development
                                            [6] => Informal and formal education
                                            [7] => Methodological strategies
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This article results from a combination of several studies by the authors, individually or together, already published or not. The papers presented were developed originally to support formal and informal formations based on learning theories and Curricular Teaching prototypes. Therefore, the originality derives from reflection on the knowledge built up over the years about the concept of competence and its application and implications in education and in the workplace. The goal is to collect a corpus theoretical and practical knowledge about this issue in perspective to motivate and support pedagogical dialogical, with potential to develop skills. It Witness up the importance and necessity of specific methodologies for the development of competencies, introducing basic principles, concepts and examples of learning situations. 
                                            [1] => O presente artigo resulta de uma combinação de vários trabalhos realizados pelas autoras, de forma isolada ou conjunta, já publicados ou não. Os trabalhos apresentados foram elaborados, originalmente, para dar suporte a formações formais e informais com base em teorias de aprendizagem e protótipos curriculares de ensino. Portanto, a originalidade deriva-se da reflexão sobre os saberes construídos ao longo dos anos, a respeito da noção de competência e de sua aplicação e implicações na educação e no mundo do trabalho. O objetivo é reunir um corpus teórico-prático sobre esta temática, na perspectiva de motivar e fundamentar propostas pedagógicas dialógicas, com potencial para desenvolver competências. Com a apresentação das experiências, procura-se evidenciar a necessidade de esboçarem-se metodologias específicas para o desenvolvimento de competências no indivíduo, bem como, a urgência de serem concebidos e implantados métodos, processos e meios de avaliação das competências adquiridas pelo aprendiz. 
                                        )

                                    [publisher] => Associação Nacional Pesquisa em Ciência da Informação - ANCIB
                                    [date] => 2014-01-02
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/330
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação; v. 7 n. 1 (2014)
                                            [1] => 1983-5116
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/330/330
                                    [rights] => Copyright (c) 2014 Aida Varela Varela, Marilene Lobo Abreu Barbosa
                                )

                        )

                )

        )

)