Array
(
    [responseDate] => 2024-01-20T14:10:16Z
    [request] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufsc.br:article/95195
                            [datestamp] => 2023-12-22T14:35:01Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => eb:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Childhoods in Information Science: where praxis is the living hope
                                            [1] => As Infâncias na Ciência da Informação: onde a práxis é o esperançar mais vivo
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Azen, Marcia
                                            [1] => Soares Figueiredo, Talita
                                            [2] => Coelho Bezerra, Arthur
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Childhoods
                                            [1] => Information Science
                                            [2] => Ideology
                                            [3] => Critical information theory
                                            [4] => Critical information literacy
                                            [5] => Infância
                                            [6] => Ciência da Informação
                                            [7] => Ideologia
                                            [8] => Teoria crítica da informação
                                            [9] => Competência Crítica em informação
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Objective: User surveys show that children are consuming and producing content in digital informational environments that sometimes disregard and other times exploit their vulnerabilities or needs. These are environments where a new type of economic system operates, which seeks to modulate people's behavior by monetizing data through continued surveillance. In this sense, the objective of this paper is to present grounds and proposals about why and how childhoods need to be acknowledged by Information Science.
Methods: This article uses theoretical research based on literature as a method. Here, Benjamin's critique of metaphysical and instrumental approaches is taken as a starting point, and the child is seen as a social being under construction, with its own languages, cultures and knowledge. The issue is approached based on the view of the child as a subject who, since its early years, is determinant and historically determined. Childhood is seen as an important part of a historical moment.
Results: As a result of our theoretical analysis, we highlight possibilities of using critical information theory to compose diagnoses and propose the path of critical information literacy that, hand in hand with critical theory and critical pedagogy, aims to provide children with a critical awareness in favor of their autonomy as an individual.
Conclusions: this study concludes that Information Science has important conceptual bases and sufficient analysis tools to support the development of emancipatory practices for contemporary childhoods.
                                            [1] => Objetivo: As pesquisas de usuários atestam que as crianças estão consumindo e produzindo conteúdos em ambientes informacionais digitais que ora desconsideram, ora exploram suas vulnerabilidades ou necessidades. São ambientes que operam um novo tipo de sistema econômico, que busca modular o comportamento das pessoas monetizando dados por meio de vigilância ininterrupta. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar fundamentos e propostas sobre por que e como as infâncias precisam ser tratadas pela Ciência da Informação.
Método: Este texto tem como método a pesquisa teórica em base bibliográfica. Parte-se aqui da crítica benjaminiana a abordagens metafísicas e instrumentais, e toma-se a criança como um ser social em construção, de linguagens, culturas e a saberes próprios. O tema é abordado baseando-se na visão da criança como um sujeito que desde os primeiros anos é determinante e determinado historicamente. Enxerga-se a infância como parte importante de um momento histórico.
Resultado: Como resultado de nossa análise teórica, explicitamos possibilidades de uso da teoria crítica da informação para composição de diagnósticos e propomos o caminho da competência crítica em informação que, de mãos dadas à pedagogia crítica, visa fornecer à criança uma consciência em prol de sua autonomia como indivíduo.
Conclusões: este estudo conclui que a Ciência da Informação possui importantes bases conceituais e suficiente ferramental de análise para constituir-se como suporte ao desenvolvimento de práticas emancipatórias para as infâncias contemporâneas.
                                        )

                                    [publisher] => Departamento de Ciência da Informação – UFSC
                                    [date] => 2023-12-13
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/pdf
                                            [2] => application/pdf
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/95195
                                            [1] => 10.5007/1518-2924.2024.e95195
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Vol. 29 (2024): Informação e Inclusão: Avanços e Desafios na Era da Ciência Aberta; 1-19
                                            [1] => Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Vol. 29 (2024): Informação e Inclusão: Avanços e Desafios na Era da Ciência Aberta; 1-19
                                            [2] => Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 29 (2024): Informação e Inclusão: Avanços e Desafios na Era da Ciência Aberta; 1-19
                                            [3] => 1518-2924
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/95195/55139
                                            [1] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/95195/54664
                                            [2] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/95195/54665
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2023 Marcia Azen, Talita Figueiredo, Arthur Bezerra
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)