Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:36:01Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/3699
                            [datestamp] => 2019-10-22T15:59:47Z
                            [setSpec] => ies:AR
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => The Interactive Digital TV: an opportunity for the socialization of knowledge
                                            [1] => La televisión digital interactiva: una oportunidad para la socialización del conocimiento
                                            [2] => A TV digital interativa:  uma oportunidade para a socialização do conhecimento
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Ferneda, Edilson
                                            [1] => Fonte-Boa, Flávio
                                            [2] => Alonso, Luiza Beth Nunes
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => TV Digital
                                            [1] => Sociedade do Conhecimento
                                            [2] => interatividade
                                            [3] => DVTi
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Brazil lives a transition from the analogical TV broadcast and reception to open digital TV. That implies in a transformation of the analogical linear and unidirectional broadcast to the digital plastically and interactive possibilities.  This is an appropriate moment to reflect on the use of this new Interactive Digital TV (DTVi), as well is potential for the citizenship continuous process while offering an environment for the promotion of knowledge as a mechanism for social enclosure. One estimates that the future market for DTVi in Brazil is very promising as a way to decrease the gap among Brazilians regarding the spreading of scientifically knowledge and the knowing of digital technology.  Digital TV, although it is educational promises, can promote a bigger gap between those who have access to technology and those who are socially on the bor-der.  Educational Digital Media has been denied to the majority of the population, once poor and wealth countries, and individuals, are different not just on financial resources as well in the lack of opportunities to produce, share and access knowledge. This arti-cle hopes the convergence of new multimedia technologies and telematics will be ade-quately applied to education-learning processes contributing to universal opportunities for intellectual growth, as a way to increase citizenship participation and the growth of knowledge society. A the beginning of the mass media society has the opportunity of universalize interactive nets of free choice of contents, and socialize the motivation to knowledge on behalf of social development.
                                            [1] => O Brasil vive atualmente uma transição da difusão e recepção analógica de conteúdo de TV aberta para a difusão e recepção digital. Isso implica em uma transmutação da lineariedade unidirecional analógica para a plasticidade do conteúdo digital e suas possibilidades interativas. Esse é um momento oportuno para se refletir sobre o uso dessa nova TV Digital Interativa (DTVi) como meio de promoção do conhecimento para inclusão social, compondo-se como um novo e relevante interveniente na educação de massa e na formação da cidadania. As estimativas para o futuro merca-do da DTVi no Brasil são promissoras, contrapondo a carência da difusão de conheci-mentos na formação do brasileiro e a condição de distanciamento digital de boa parte de seus telespectadores. Leva igualmente ao perigo da revolução do suporte tecnoló-gico para a promoção da sociedade do conhecimento fazer daqueles que não se va-lem das relações sociais por ela mediadas, segmentos sociais excluídos de sua dinâ-mica e, consequentemente, telespectadores incapazes de se transmutarem em usuá-rios de DTVi ativos, os distanciando de seus benefícios. Meios digitais de grande po-tencial educativo são negligenciados a grande parte da população, tendo em vista que países – e pessoas – pobres diferem dos ricos não apenas por disporem de menos capital, mas por disporem de menos meios e estímulos para a produção, compartilha-mento ou acesso ao conhecimento. Este artigo exorta para que a convergência das novas tecnologias de multimídia e telemática sejam adequadamente aplicadas à me-diação do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a universalização das oportunidades de crescimento intelectual, requerido para os cidadãos que pretendem adentrar e se manter na sociedade do conhecimento. Assim como nos primórdios da mídia de massa, a sociedade tem a oportunidade de universalizar redes interativas de livre escolha de conteúdos, socializando assim o estímulo ao conhecimento, em prol do desenvolvimento social.
                                        )

                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2009-12-20
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/3699
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação & Sociedade: Estudos; Vol. 19 No. 3 (2009)
                                            [1] => Informação & Sociedade: Estudos; Vol. 19 Núm. 3 (2009)
                                            [2] => Informação & Sociedade: Estudos; v. 19 n. 3 (2009)
                                            [3] => 1809-4783
                                            [4] => 0104-0146
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/3699/3123
                                )

                        )

                )

        )

)