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                                            [0] => ON THE ANTIQUITY OF MODERNISATION OR THE MODERN AS ATTRIBUTE
                                            [1] => DA ANTIGUIDADE DA MODERNIZAÇÃO OU O MODERNO COMO ATRIBUTO
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                                    [creator] => Rios, Gilvando Sá Leitão
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                                            [0] => The question of modernisation, explored from the viewpoint of the history of mentalities in this article, is seen more as a recurrent attríbute over time than as
the most recent essentiality to be acquired as tire wìdely dìffused statement "it is
necessary to be modern", reminds us. We also raise the question of the ideological and utopian nuances which historically transfìgure the vision of modernity, seeking some: inferences for Brazilian reality.
                                            [1] => A questão da modernização é privilegiada neste artigo sob o ângulo da história das mentalidades, vista mais como atributo recorrente ao longo do tempo do que como
essencialidade rccentíssima a ser adquirida, como lembra a invectiva amplamente difundida
de que "é preciso ser moderno". Coloca-se, pois, a questão dos matizes ideológicos e
utópicos que transfiguram historicamente a visão de modernidade, buscando-se ainda,
algumas inferências para a realidade brasileira
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