Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:33:04Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/152
                            [datestamp] => 2019-10-22T16:12:52Z
                            [setSpec] => ies:AR
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => MEDIA AND CITIZENSHIP 
                                            [1] => MÍDIA E CIDADANIA
                                        )

                                    [creator] => Frade, Marco Antônio Fernandes
                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => The concept of citizenship has been changeable since the beginning of
organised society. However, in the last decades, this variation has increased at a hallucinatory rate in response to the new demands of the contemporary world. Political and economic globalisation, the destruction of frontiers in the dissemination of cultures and the explosion of information in the world, establish new conditions for achieving full citizenship. Today, we relate to the determinism of consumption as a way of affirming rights and victories of citizenship, besides conforming ourselves with the phenomenon of individualism
as a determinant of social actors' relationships and roles. The media appear, in this context, as a mediator capable of sustaining the structure, which legitimates a citizenship and serves these new demands independent of the question of the rights of full citizenship.
                                            [1] => O conceito de cidadania é mutável, desde os primórdios da sociedade
organizada. Porém, nas últimas décadas, essa variação se acelerou em ritmos alucinantes, se adequando às novas exigências do mundo contemporâneo. A globalização da política e da economia, a quebra de fronteiras na disseminação de culturas e a explosão da informação no mundo, condicionou novas etapas ao alcance da cidadania plena.Hoje, nos relacionamos com o determinismo do consumo como forma de afirmação dos direitos e conquistas da cidadania, além de nos conformarmos com o fenômeno do individualismo como determinante das relações e papéis dos atores sociais. A mídia surgiu, nesse contexto, como mediadora capaz de dar sustentação à estruturação que legitima uma cidadania que atende às essas novas exigências, independentemente da questão dos direitos do cidadão pleno.
                                        )

                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2002-01-01
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/152
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação & Sociedade: Estudos; v.12 n.1 2002
                                            [1] => Informação & Sociedade: Estudos; v.12 n.1 2002
                                            [2] => Informação & Sociedade: Estudos; v.12 n.1 2002
                                            [3] => 1809-4783
                                            [4] => 0104-0146
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/152/146
                                )

                        )

                )

        )

)