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                                    [creator] => Nascimento, Maria de Jesus
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                                            [0] => Information needs and mechanisms of search by women of Santa Catarina, Brazil. A sample of seventy high school female teachers of Florianópolis city was selected for the study. The dates were obtained through application of a questionnaire followed by interview. In all schools has a small library and the book is the most important source of information. But just 13% of the sample knows some publication, library or database about gender and little use the Internet. Almost 80% of them have self-determination, but only 30% has work’s decision power. Information is recognized as a strategic social resource by 100% of the sample. They agree too that information can reduce the social differences. It is crucial improve school libraries and informatics labs. Information access can guarantee women’s rights as citizens.
                                            [1] => Necessidade, formas de busca e uso da informação da mulher catarinense. Estudo desenvolvido junto à amostra setenta professoras da rede estadual de ensino médio, em quinze escolas de Florianópolis. Aplicou-se um questionário seguido de entrevista dando oportunidade às participantes de se expressarem livremente, sobre suas necessidades informacionais, enquanto mulher e professora. Em todas as escolas visitadas há biblioteca, mas apenas 32,3% das professoras consideram que esta atende às suas necessidades de informação. 81% das entrevistadas afirmaram ter computador em suas escolas, mas apenas 8% o usam como instrumento de pesquisa. O livro é a principal fonte de consulta e atualização.Apenas 13% conhecem bibliotecas, bases de dados, ou páginas da Internet que tratem de assuntos específicos sobre o gênero. 100% da amostra concordam que a informação pode ajudar a diminuir a discriminação e as diferenças sociais. Apesar de 80% delas se auto-considerarem autônomas, apenas 30% têm poder de decisão no trabalho. Pode-se constatar que, mesmo no desempenho de uma profissão predominantemente feminina, as mulheres não têm poder de decisão. Conclui-se que é imprescindível: proporcionar maior facilidade de acesso à informação sobre o gênero; reestruturar as bibliotecas escolares; e implantar laboratórios de informática nas escolas, para que as professoras possam aplicar os recursos das novas tecnologias, em sua prática didática pedagógica, e para satisfazer suas necessidades de informação, possibilitando, assim exercerem sua profissão e cidadania com dignidade.
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