Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:31:45Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/38268
                            [datestamp] => 2019-07-22T18:24:28Z
                            [setSpec] => itec:APQ
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Bibliotecas universitárias brasileiras e seus serviços on-line
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Muriel-Torrado, Enrique
                                            [1] => Dutra, Moises Lima
                                            [2] => Macedo, Douglas Dyllon Jeronimo de
                                            [3] => Matias, Márcio
                                        )

                                    [description] => Esta pesquisa tem por objetivo analisar os serviços on-line oferecidos nos sites das bibliotecas das 50 universidades brasileiras melhor posicionadas no ranking internacional Webometrics. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, na qual foram levantados e caracterizados os serviços on-line que são oferecidos aos usuários destas bibliotecas. Os sites e os serviços foram analisados em relação às seguintes dimensões: domínio das bibliotecas, identidade do site da biblioteca, bases de dados, catálogos e sistemas, repositórios, notícias e blogs, redes sociais, formas de contato, gestores de referência on-line, disponibilidade de serviços de disseminação. Dentre os resultados, destacam-se: a grande maioria das bibliotecas pesquisadas pertence às universidades públicas; quase todas possuem site com identidade visual própria; pouco mais da metade disponibiliza a consulta em seu catálogo por meio do sistema Pergamum; aproximadamente a metade das bibliotecas utiliza as mídias sociais Twitter e Facebook. Por fim, com base nas características encontradas, recomenda-se que as bibliotecas adotem tecnologias e ferramentas que não demandam grandes investimentos e que podem aumentar o conjunto dos serviços on-line oferecidos, além de incrementar a interação com usuários.
                                    [publisher] => ANCIB
                                    [date] => 2018-06-05
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/38268
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Information & Technology; Vol. 3 No. 1 (2016): Informação & Tecnologia - Especial Enancib 2016 - parte 1; 27-46
                                            [1] => Informação & Tecnologia; v. 3 n. 1 (2016): Informação & Tecnologia - Especial Enancib 2016 - parte 1; 27-46
                                            [2] => 2358-3908
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/38268/20146
                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Informação & Tecnologia
                                )

                        )

                )

        )

)