Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:31:24Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/21537
                            [datestamp] => 2019-10-29T13:37:15Z
                            [setSpec] => itec:APQ
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Políticas de Formatos de Arquivos para Objetos de Aprendizagem: Preservação Digital no Saber Tecnologias Educacionais e Sociais
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Borba, Vildeane da Rocha
                                            [1] => Siebra, Sandra de Albuquerque
                                            [2] => Galindo, Marcos
                                            [3] => Machiavelli, Josiane Lemos
                                            [4] => Gusmão, Cristine Martins Gomes
                                        )

                                    [description] => Este artigo tem o objetivo de apresentar as políticas de formatos de arquivos para objetos de aprendizagem implementadas no SABER Tecnologias Educacionais e Sociais, com o propósito de viabilizar o acesso a longo prazo aos recursos educacionais produzidos nos cursos na modalidade a distância. A fundamentação teórica se pauta em conceitos sobre estratégias de preservação digital, políticas de preservação, educação a distância e formatos de arquivos, adotando instrumentos necessários para o controle e a preservação da memória em meio digital e sua permanência continuada. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e o procedimento metodológico utilizado foi o método de estudo de caso. O objeto de estudo foram os objetos de aprendizagem produzidos pelo grupo SABER, devido ao grande quantitativo produzido para atender às demandas de cursos de especialização e capacitação, especialmente, na área de saúde. A política de formatos de arquivos para objetos de aprendizagem abrangeu arquivos em formato textual, imagem, áudio e vídeo, apresentando a padronização necessária levando-se em consideração as vertentes acesso e preservação. Como conclusão, verifica-se que, na prática, é encorajado que os objetos de aprendizagem sejam criados e possam ser reutilizados por outros cursos e iniciativas, quando necessário. Dessa forma, é preciso garantir a sua preservação, para proporcionar o contínuo acesso e uso. Assim, a preservação desses objetos deve ser encarada como algo primordial, considerando os impactos advindos das mudanças tecnológicas.
                                    [publisher] => ANCIB
                                    [date] => 2015-12-31
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/octet-stream
                                        )

                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/21537
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Information & Technology; Vol. 2 No. 1 (2015): Informação & Tecnologia; 80-97
                                            [1] => Informação & Tecnologia; v. 2 n. 1 (2015): Informação & Tecnologia; 80-97
                                            [2] => 2358-3908
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/21537/14681
                                            [1] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/21537/14481
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)