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                                            [1] => Dos serviços de assistência aos repositórios do SUS: um olhar sobre os sistemas de organização do conhecimento e os padrões de informação em saúde
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                                            [0] => Introdução: Os registros assistenciais oriundos dos Organismos Produtores de Assistência à Saúde (OPSAS) produzem as informações dos repositórios do Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Estes registros são basilares para a criação do conhecimento; a gestão dos sistemas nacionais; as deliberações assistenciais e administrativas; a qualidade da atenção prestada à população; o acesso aos repositórios; a formulação de políticas públicas de promoção, prevenção e atenção à saúde. Pressupõe que o DATASUS adota sistemas de ordenamento do conhecimento para disseminar os registros acumulados em seus repositórios oriundos dos OPSAS. Objetivos: identificar os sistemas de ordenação de informação e do conhecimento no âmbito do DATASUS; conhecer os processos de representação e os mecanismos de transferência da informação entre os OPSAS e o DATASUS; prospectar a compreensão dos gestores dos hospitais e dos do DATASUS sobre a padronização da informação em saúde.  Metodologia: A pesquisa é aplicada; descritiva e exploratória em relação aos objetivos; a abordagem quantitativa e qualitativa. Os instrumentos de pesquisa utilizados são dois roteiros de entrevistas semiestruturados. Resultados: é possível listar os mecanismos de transferência de informação dos OPSAS aos repositórios do Portal do DATASUS, bem como prospectar o conhecimento dos diferentes gestores sobre a padronização das informações em saúde. O funcionamento e estrutura dos sistemas de ordenação da informação e do conhecimento utilizados não foram elucidados pelos respondentes. Conclusão: Espera-se que as informações que são disponibilizas no Portal do DATASUS utilizem sistemas de ordenação, entretanto, os resultados revelam que não foi possível identificá-los. 
                                            [1] => Care records from the Health Care Producing Organizations (OPSAS) produce information for the repositories of the SUS Information Department (DATASUS). These records are fundamental for knowledge creation, management of national systems, care and administrative decision-making, the quality of care provided to users, access to digital archive repositories, and the elaboration of public policies for health promotion, prevention and care. It presupposes that DATASUS adopts knowledge management systems to disclose the records stored in the OPSAS repositories. Hence, this study sought to identify the DATASUS information and knowledge ordering systems, to unveil the representation processes and the information transfer mechanisms between OPSAS and DATASUS, and to explore how hospital managers and DATASUS managers perceive the standardization of health information. An applied, qualitative, quantitative, descriptive exploratory research was conducted with data collected by two semi-structured interviews. Results point out the mechanisms for information transfer from OPSAS to the DATASUS repositories, exploring the knowledge of different managers on the standardization of health information. Respondents failed to elaborate on the functioning and structure of the information and knowledge ordering systems used. In conclusion, the DATASUS digital repository seem to employ sorting systems, but we were unable to identify them.
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                                            [0] => Copyright (c) 2023 Milena de Alcântara, Rodrigo França Meirelles, Francisco José Aragão Pedroza Cunha
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