Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:30:52Z
    [request] => https://www.revistas.usp.br/incid/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:revistas.usp.br:article/194447
                            [datestamp] => 2022-07-01T18:48:56Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => incid:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => From absence to evidence: theoretical-critical notes on the Principle of absence, Epistemicide and Epistemic reparation in libraries and Librarianship
                                            [1] => Da Ausência à Evidência: notas teórico-críticas sobre o Princípio da Ausência, Epistemicídio e Reparação Epistêmica em bibliotecas e Biblioteconomia
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Silva, Franciele Carneiro Garcês da
                                            [1] => Silva, Rubens Alves da
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Principle of absence
                                            [1] => Epistemicide
                                            [2] => Epistemic apartheid
                                            [3] => Librarianship
                                            [4] => Libraries
                                            [5] => Epistemic reparation
                                            [6] => Princípio da ausência.
                                            [7] => Epistemicídio.
                                            [8] => Apartheid epistêmico.
                                            [9] => Reparação Epistêmica.
                                            [10] => Biblioteconomia.
                                            [11] => Bibliotecas.
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This paper discusses the influence of the principle of absence and epistemicide of black knowledge in the construction of collections in libraries and information units and the training of librarians. The theoretical framework is based on the scientific literature of the library-informational field, combined with philosophy, arts, education and social sciences to reflect on the principle of absence, by Grada Kilomba, epistemicide, by Sueli Carneiro and Boaventura Sousa Santos, and apartheid. epistemic, by Reiland Rabaka as propagating elements of white raciality in libraries, training and information spaces. Finally, for the sake of epistemic repair in libraries and library training, three strategies are presented to combat epistemic injustices (FRICKER, 2007, 2013) and the absence of black knowledge.
                                            [1] => O presente artigo discute a influência do princípio da ausência e do epistemicídio do conhecimento negro na construção de acervos em bibliotecas e unidades de informação e a formação de pessoas bibliotecárias. O referencial teórico está embasado na literatura científica do campo biblioteconômico-informacional, aliado à filosofia, artes, educação e ciências sociais para refletir sobre o princípio da ausência, de Grada Kilomba, o epistemicídio, de Sueli Carneiro e Boaventura Sousa Santos, e o apartheid epistêmico, de Reiland Rabaka como elementos propagadores da racialidade branca em bibliotecas, formação e espaços de informação. Ao final, em prol da reparação epistêmica em bibliotecas e formação bibliotecária, são apresentadas três estratégias de combate às injustiças epistêmicas (FRICKER, 2007, 2013) e ausência do conhecimento negro.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
                                    [date] => 2022-07-01
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/194447
                                            [1] => 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p47-72
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 1 (2022); 47-72
                                            [1] => 2178-2075
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/194447/183690
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)