Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:30:28Z
    [request] => https://www.revistas.usp.br/incid/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:revistas.usp.br:article/183800
                            [datestamp] => 2021-11-30T14:53:27Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => incid:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Mediation of reading with the elderly: perspectives from the scientific literature of information science
                                            [1] => Mediação da leitura com o idoso: perspectivas a partir da literatura científica da Ciência da Informação
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Calheira, Fausto José Silva
                                            [1] => Santos, Raquel do Rosário
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Mediação da informação
                                            [1] => Mediação da leitura
                                            [2] => Idoso
                                            [3] => Reading mediation
                                            [4] => Information mediation
                                            [5] => Reading with the elderly
                                            [6] => Long-stay Institutions for the Elderly (ILPI)
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => A população idosa tem crescido cada vez mais. Esse fenômeno é oriundo de diferentes fatores, dentre eles, o aumento da expectativa de vida e o avanço da Medicina. Com base nessas inferências, é necessário adotar práticas que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida na terceira idade. O ato de ler e sua dinâmica possibilitam que os idosos possam formar novos conceitos sobre o mundo em que vivem, sobretudo, o papel que desempenham na sociedade e na família. Dessa maneira, a mediação da leitura torna-se relevante ao proporcionar bem-estar e ajudar os idosos a superarem problemas de comunicação e de interação. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar, com base na literatura da Ciência da Informação, como a mediação da leitura ao ser realizada de maneira consciente pode contribuir com a vida sociocultural do idoso. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se pauta nos estudos da Ciência da Informação sobre a mediação da leitura voltada aos idosos. Considerando as reflexões apresentadas sobre a mediação da leitura, entende-se que ela é sobremaneira importante na vida dos idosos e pode colaborar para o processo de inclusão social e bem-estar. Constatou-se também que a mediação consciente da leitura pode colaborar com a qualidade de vida do idoso, trazendo benefícios para o biopsicossocial desses sujeitos.
 
                                            [1] => The elderly population has grown more and more. This phenomenon is due to different factors, among them, the increase in life expectancy and the advancement of Medicine. Based on these inferences, it is necessary to adopt practices that can contribute to improving the quality of life in old age. The act of reading and its dynamics enable the elderly to form new concepts about the world in which they live, above all, the role they play in society and in the family. In this way, reading mediation becomes relevant by providing well-being and helping the elderly to overcome communication and interaction problems. In this perspective, the objective of this research was to analyze, based on the Information Science literature, how the mediation of reading when done in a conscious way can contribute to the socio-cultural life of the elderly. As for the methodology, it is a bibliographic research that is guided by the studies of Information Science on the mediation of reading aimed at the elderly. Considering the reflections presented on the mediation of reading, it is understood that it is extremely important in the lives of the elderly and can contribute to the process of social inclusion and well-being. It was also found that conscious mediation of reading can contribute to the quality of life of the elderly, bringing benefits to the biopsychosocial of these subjects.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
                                    [date] => 2021-11-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/183800
                                            [1] => 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p109-125
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 12 n. 2 (2021); 109-125
                                            [1] => 2178-2075
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/183800/177595
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)