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                                            [0] => Situando-se as pesquisas de gamificação – entendida como a utilização de elementos de design de jogos em contextos que não são de jogos – nas discussões referentes à arquitetura de informação, o estudo apresenta uma matriz de referência para aplicações de gamificação a partir da sistematização de elementos de jogos (dinâmicas, mecânicas e componentes) e da busca de relações com segmentos/áreas de aplicação da gamificação. Além da pesquisa bibliográfica exploraram-se técnicas da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory) para coleta, preparação e análise de dados. Matrizes intermediárias permitiram discutir aspectos relativos aos componentes, mecânicas e dinâmicas de jogo e os distintos segmentos/áreas identificados. A matriz principal pode servir de modelo de referência para aplicações de gamificação destacando-se que diferentes elementos de jogos podem ser combinados de diversas maneiras, e que cada segmento/área apresenta um potencial de combinações que dependem da clareza dos objetivos de negócio. Um exemplo nesta direção seria o uso da dinâmica de “narrativas” no segmento Educação e Treinamento devido ao estímulo, motivação e engajamento que estas podem promover no processo de ensino/aprendizagem. No contexto da arquitetura de informação, as mecânicas de jogo são elementos críticos para o engajamento, pois estruturam o estilo do jogo e atuam diretamente na percepção do usuário. Estudos futuros podem agregar a esta matriz informações prévias dos usuários - as quais afetariam o desenvolvimento das aplicações de gamificação - assim como informações derivadas da atividade dos jogadores, enquanto recortes voltados a uma proposta estratégica mais ampla.
                                            [1] => Investigations about gamification - understood as the use of game design elements in no game contexts – could be suitable to the issue of information architecture as far as the engagement aspect is concerned. The study presents a reference matrix for gamification applications based on a framework of game elements (dynamics, mechanics and components) seeking relations with segments/application areas that could make use of the gamification process. Besides the bibliographical research, some Grounded Theory techniques were used to gather, prepare and analyze data. Intermediate matrices allowed the discussion about aspects related to components, mechanics and game dynamics and the different segments/areas identified. The main matrix may serve as a reference model for gamification applications bearing in mind that different sets of elements may be combined in various ways; and that each segment/area has a potential set of combinations that depend on the clarity of business objectives. For example, the use of the "narratives" dynamics in the Education and Training segment could help not only the players, but also the developers regarding the stimulus, motivation and engagement needed to promote a teaching/learning process. Within the context of information architecture, the game mechanics is the critical element for engagement underpinning the play style and working directly on the user's perception. Future studies may add to this matrix previous information from users - which would affect the development of gamification applications - as well as information derived from the activity of the players, as cutouts towards a wide strategic proposal.
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