Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:43:56Z
    [request] => https://revista.ibict.br/inclusao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/4675
                            [datestamp] => 2022-03-15T22:00:57Z
                            [setSpec] => inclusao:TEISSC
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Caged 2018: mais de 20% dos professores da educação básica têm apenas o nível médio
                                    [creator] => Venturelli, Telma América
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Educação
                                            [1] => Adequação docente
                                            [2] => Professores de nível médio
                                        )

                                    [description] => O Brasil admite que professores com formação de nível médio atuem em classes da educação infantil e em classes dos anos iniciais do ensino fundamental. Tanto as escolas públicas federais, estaduais e municipais quanto as escolas privadas mantêm, em seus quadros, o registro de contratação desses profissionais. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Censo Escolar, referentes aos anos de 2015 a 2018, apontaram leve aumento no estoque de emprego para esses profissionais. Outros dados, das mesmas fontes, indicam pequeno aumento no número de contratações de professores das disciplinas pedagógicas para o nível médio, ou seja, o mercado, ainda que timidamente, está ampliando a oferta de vagas para professores formadores de professores de nível médio, o que pode significar certa resistência tanto de empregadores privados quanto do setor público em elevar a escolaridade dos docentes da educação básica que atuam em todos os seus níveis. Mesmo que a legislação brasileira permita que profissionais de nível médio atuem como docentes, o que se destaca neste artigo são os prejuízos sociais e econômicos dessa condição porque, notadamente, portadores de diploma de nível médio têm pouca ou nenhuma formação científica, situação que os tornará educadores sem os requisitos técnicos necessários para mediar a educação dos jovens brasileiros no nível de complexidade requerido para este século XXI.
                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2019-06-04
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4675
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Inclusão Social; v. 12 n. 2 (2019): Os desafios da qualificação profissional no Brasil: as experiências da escola do trabalhador
                                            [1] => 1808-8678
                                            [2] => 1808-8392
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4675/4130
                                    [rights] => Copyright (c) 2019 Telma América Venturelli
                                )

                        )

                )

        )

)