Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 23
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 746
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Gamificação como estratégia motivacional para cursos na plataforma Escola do Trabalhador: um relato de experiência@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => Nos cursos a distância, o grau de envolvimento dos cursistas tem sido um problema recorrente. Visando mitigar essa questão, foi gamificado um curso da plataforma de ensino a distância Escola do Trabalhador do Ministério do Trabalho. A gamificação proposta utilizou conceitos, mecânicas e técnicas baseados no framework Octalysis. O artigo relata essa experiência, detalhando como foi o processo de construção, as principais características e os desafios relacionados ao processo de gamificar um curso em uma plataforma EaD. Analisando a gamificação realizada, pode-se observar que técnicas como Narrativa, Pontos, Virtual Goods e barras de progresso se mostraram mais apropriadas em função do grande alcance de perfis de jogadores e com isso se correlaciona bem com a proposta de EaD. Finalmente, em função de o curso estar em fase de implantação, ainda não foi possível aferir os resultados efetivos da gamificação sobre a motivação dos cursistas; assim, pesquisas nesse sentido deverão ser realizadas no futuro.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Wander Cleber Maria Pereira da Silva
                    [1] => Gabriela Chaves de Moraes
                    [2] => Lucas Soares Souza
                    [3] => Mateus Vieira da Silva Roriz
                    [4] => Mateus de Oliveira Barbosa
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Ensino a distância (ead)@pt
                    [1] => Gamificação@pt
                    [2] => Octalysis@pt
                    [3] => Motivação@pt
                    [4] => Core drive@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 12
                    [nr] => 2
                    [year] => 2019
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2019-06-04
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4668
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4668/4122
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [@xml:lang] => pt-BR
                            [#text] => Copyright (c) 2019 Wander Cleber Maria Pereira da Silva, Gabriela Chaves de Moraes, Lucas Soares Souza, Mateus Vieira da Silva Roriz, Mateus de Oliveira Barbosa
                        )

                )

        )

)