Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:43:53Z
    [request] => https://revista.ibict.br/inclusao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/4668
                            [datestamp] => 2022-03-15T22:00:57Z
                            [setSpec] => inclusao:MTDP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Gamificação como estratégia motivacional para cursos na plataforma Escola do Trabalhador: um relato de experiência
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Silva, Wander Cleber Maria Pereira da
                                            [1] => Moraes, Gabriela Chaves de
                                            [2] => Souza, Lucas Soares
                                            [3] => Roriz, Mateus Vieira da Silva
                                            [4] => Barbosa, Mateus de Oliveira
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Ensino a distância (EaD)
                                            [1] => Gamificação
                                            [2] => Octalysis
                                            [3] => Motivação
                                            [4] => Core Drive
                                        )

                                    [description] => Nos cursos a distância, o grau de envolvimento dos cursistas tem sido um problema recorrente. Visando mitigar essa questão, foi gamificado um curso da plataforma de ensino a distância Escola do Trabalhador do Ministério do Trabalho. A gamificação proposta utilizou conceitos, mecânicas e técnicas baseados no framework Octalysis. O artigo relata essa experiência, detalhando como foi o processo de construção, as principais características e os desafios relacionados ao processo de gamificar um curso em uma plataforma EaD. Analisando a gamificação realizada, pode-se observar que técnicas como Narrativa, Pontos, Virtual Goods e barras de progresso se mostraram mais apropriadas em função do grande alcance de perfis de jogadores e com isso se correlaciona bem com a proposta de EaD. Finalmente, em função de o curso estar em fase de implantação, ainda não foi possível aferir os resultados efetivos da gamificação sobre a motivação dos cursistas; assim, pesquisas nesse sentido deverão ser realizadas no futuro.
                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2019-06-04
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4668
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Inclusão Social; v. 12 n. 2 (2019): Os desafios da qualificação profissional no Brasil: as experiências da escola do trabalhador
                                            [1] => 1808-8678
                                            [2] => 1808-8392
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4668/4122
                                    [rights] => Copyright (c) 2019 Wander Cleber Maria Pereira da Silva, Gabriela Chaves de Moraes, Lucas Soares Souza, Mateus Vieira da Silva Roriz, Mateus de Oliveira Barbosa
                                )

                        )

                )

        )

)