Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:43:53Z
    [request] => https://revista.ibict.br/inclusao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/4667
                            [datestamp] => 2022-03-15T22:00:57Z
                            [setSpec] => inclusao:MTDP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Marco conceitual para objetos de aprendizagem baseados em arte na capacitação laboral a distância
                                    [creator] => Fernández, Tatiana
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Objetos de aprendizagem baseados em arte
                                            [1] => Criatividade
                                            [2] => Capacitação laboral
                                            [3] => Jogos sérios
                                            [4] => Metodologia de pesquisa baseada em arte
                                        )

                                    [description] => A educação em artes visuais requer metodologias de ensino e pesquisa baseadas em arte, que são diferenciadas das metodologias científicas, para desenvolver habilidades criativas e conhecimento estético. Essas metodologias podem ser também de larga utilidade para outras áreas da educação, incluídas as ciências exatas, especialmente quando se leva em consideração, com o surgimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs), que essas habilidades e conhecimentos são mais necessários e requeridos para ter empregabilidade no mercado de trabalho. Este artigo analisa os aspectos em que objetos de aprendizagem baseados em arte podem contribuir na qualificação do trabalhador e propõe um marco conceitual para criar, analisar e avaliar esse tipo de artefatos em cursos a distância de curta duração, em diversas áreas educacionais dirigidas a um público de trabalhadores e estudantes, como é o caso da Escola do Trabalhador. Com esse propósito reflete sobre a relevância de um design que tome em conta metodologias de Pesquisa Baseada em Arte (PBA) por meio dos estudos de Graeme Sullivan (2007, 2010), Jan Jagodsisnski e Jason Wallin (2013), e que o design revele um propósito coerente e coeso com base nos estudos de Konstantin Mitgutsch e Narda Alvarado (2012) sobre jogos sérios. Para estabelecer os fundamentos na prática do marco proposto, analisam-se três modelos de OAs baseados em arte elaborados para cursos da Escola do Trabalhador.
                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2019-06-04
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4667
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Inclusão Social; v. 12 n. 2 (2019): Os desafios da qualificação profissional no Brasil: as experiências da escola do trabalhador
                                            [1] => 1808-8678
                                            [2] => 1808-8392
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4667/4631
                                    [rights] => Copyright (c) 2019 Tatiana Fernández
                                )

                        )

                )

        )

)