Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:43:35Z
    [request] => https://revista.ibict.br/inclusao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/4182
                            [datestamp] => 2018-05-30T18:55:24Z
                            [setSpec] => inclusao:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A avaliação discente em cursos de graduação a distância e as necessidades de informação dos docentes online:   A visão de especialistas europeus e brasileiros
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Lima, José Leonardo Oliveira
                                            [1] => Manini, Miriam Paula
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Docência no ensino superior a distância
                                            [1] => Avaliação na EaD
                                            [2] => Ambiente virtual de aprendizagem
                                            [3] => Necessidades e usos da informação
                                        )

                                    [description] => O objetivo foi identificar e analisar as concepções de avaliação e as necessidades de informação dos docentes online na avaliação discente em cursos de graduação a distância por intermédio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). A pesquisa teve como base a abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada com questões abertas com professores pesquisadores e especialistas em EaD brasileiros e europeus, entrevistas não estruturadas com demais atores da EaD e observação assistemática nas visitas in loco nas universidades europeias. Utilizou-se  de técnicas e processos de Análise de Conteúdo Qualitativa para processamento das entrevistas, com suporte dos softwares Nvivo e Freemind. Conclui-se, dentre outros aspectos: o processo de EaD ainda tem predominância do modelo industrial de produção e, com as devidas exceções, a avaliação segue uma concepção somativa para fins de exame; que as necessidades de informação de docentes, nos processos de avaliação discente, transcendem a mera visão tecnológica, sendo que os aspectos metodológicos e os processos de formação inicial e continuada do docente cumprem papel de centralidade; as necessidades de informação dos docentes online não são devidamente consideradas; a formação aligeirada, o pouco  reconhecimento e a precarização da atividade do docente online é um desafio para uma proposta de avaliação mais emancipadora, processual, contínua, diagnóstica e formativa.
                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2018-04-04
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Avaliado pelos pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4182
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Inclusão Social; v. 10 n. 1 (2016): Tecnologias educacionais e educação à distância
                                            [1] => 1808-8678
                                            [2] => 1808-8392
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4182/3650
                                    [rights] => Copyright (c) 2018 José Leonardo Oliveira Lima, Miriam Paula Manini, Miriam Paula Manini
                                )

                        )

                )

        )

)