Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:43:31Z
    [request] => https://revista.ibict.br/inclusao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/4170
                            [datestamp] => 2018-05-30T18:55:22Z
                            [setSpec] => inclusao:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A cultura digital como espaço de possibilidade para a formação de sujeitos
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Lapa, Andrea Brandão Lapa
                                            [1] => Lacerda, Andreson Lopes
                                            [2] => Coelho, Isabel Colucci
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Integração de tecnologias
                                            [1] => Tecnologias da Informação e Comunicação
                                            [2] => Empoderamento
                                            [3] => Cultura Digital
                                            [4] => Formação para a cidadania
                                        )

                                    [description] => Na problemática da integração de tecnologias da informação e comunicação (TIC) é preciso fugir ao dualismo das respostas comuns: de um lado a apologia à técnica como salvadora e protagonista da inovação, de outro a resistência inócua dada a inevitabilidade da vida cotidiana afetada pela comunicação em redes digitais. A aposta está na via alternativa que defende a apropriação crítica e criativa das tecnologias. Nesse contexto, ganha relevância a formação de sujeitos, aqueles capazes de subjetivar sua vivência encontrando outros sentidos humanos e sociais para o uso de TIC, que são autores, produtores e cidadãos na/da cultura digital. Com vistas a identificar novos espaços de possibilidade para a formação de sujeitos nas redes sociais, foi realizada uma pesquisa que integrou tanto a pesquisa-ação nas escolas quanto a observação do ciberativismo. O objetivo foi de reconhecer fatores e circunstâncias promotores da formação crítica, para apontar orientações para a apropriação de TIC em processos educativos na perspectiva da emancipação social. Como resultado, são apontadas referências para o fomento de fatores e circunstâncias como: pluralidade, agir comunicativo, diálogo tradutor, confiança, colaboração, autonomia, cooperação e postura de aprendiz permanente. Na análise do processo, foram identificadas contribuições para a reflexão no campo da educação, particularmente na importância de uma formação para a apropriação crítica e criativa de TIC como perspectiva emancipadora de formação de sujeitos para a cidadania na cultura digital.
                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2018-04-04
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Avaliado pelos pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4170
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Inclusão Social; v. 10 n. 1 (2016): Tecnologias educacionais e educação à distância
                                            [1] => 1808-8678
                                            [2] => 1808-8392
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4170/3641
                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Andrea Brandão Lapa Lapa, Andreson Lopes Lacerda, Isabel Colucci Coelho
                                )

                        )

                )

        )

)