Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:43:09Z
    [request] => https://revista.ibict.br/inclusao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/4034
                            [datestamp] => 2017-12-06T15:41:17Z
                            [setSpec] => inclusao:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Linguagem e comunicação de pessoas com deficiência intelectual e suas contribuições para a construção da autonomia
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Duarte, Cintia Perez
                                            [1] => Velloso, Renata de Lima
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Linguagem
                                            [1] => Comunicação
                                            [2] => Deficiência intelectual
                                        )

                                    [description] => Pessoas com deficiência intelectual (DI) apresentam déficits nos aspectos relacionados a habilidades cognitivas, bem como no funcionamento adaptativo em áreas de independência pessoal e responsabilidade social. Dentre as alterações, apresentam atraso na aquisição e desenvolvimento da linguagem, com variações quanto ao grau de comprometimento e funções afetadas. A comunicação é o meio através do qual as pessoas se relacionam e mantêm contato com os outros, aprendem acerca do mundo e interagem para trocar informação. Por isso a avaliação da linguagem e do funcionamento comunicativo na DI é fundamental, colaborando desde o processo diagnóstico até o planejamento de intervenções e delineamento de metas que auxiliem os aspectos funcionais no cotidiano. Os objetivos principais de intervenção devem contemplar um ajuste da comunicação e interação comunicativa entre a pessoa com DI e o ambiente, auxiliando na identificação dos níveis comunicativos da pessoa para que estes sejam estimulados e valorizados. É essencial o enfoque na promoção de capacidades comunicativas que levem à autonomia, tornando o indivíduo participante ativo em diferentes contextos por meio da comunicação.
                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2017-12-01
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Avaliado pelos pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4034
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Inclusão Social; v. 10 n. 2 (2017): Construção da autonomia e vida independente de adultos com deficiência intelectual
                                            [1] => 1808-8678
                                            [2] => 1808-8392
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4034/3370
                                    [rights] => Copyright (c) 2017 Cintia Perez Duarte, Renata de Lima Velloso
                                )

                        )

                )

        )

)