Array
(
    [responseDate] => 2023-12-17T23:54:58Z
    [request] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufsc.br:article/303
                            [datestamp] => 2023-12-17T23:54:57Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => eb:ED
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Apresentação da editora deste número
                                            [1] => Apresentação da editora deste número
                                        )

                                    [creator] => Valentim, Marta Ligia Pomim
                                    [description] => A inteligência competitiva (I.C.) tem sido objeto de pesquisa, por parte de diferentes pesquisadores da área de Ciência da Informação, uma vez que a maior parte das atividades inerentes a ela, estão ligadas a dados, informação e conhecimento. A Ciência da Informação, que possui como objeto de estudo a informação e, por conseqüência, o conhecimento, por isso mesmo tem o compromisso de conhecer melhor os problemas ligados a esse fenômeno. Do mesmo modo, a sociedade brasileira em geral, e mais especificamente o setor produtivo, precisa explorar a I.C., visando maior competitividade econômica do país, assim como necessita utilizá-la como um recurso estratégico competitivo e necessário à consolidação da sociedade da informação. Este número da revista Encontros Bibli - Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, publicada pelo Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina, apresenta seis artigos que abordam o tema inteligência competitiva, sob diferentes enfoques. O primeiro artigo pretende discutir as significações dos termos ‘gestão do conhecimento’ e ‘organização do saber’ ou ‘organização do conhecimento’, visando contribuir para a consolidação da base teórica e epistemológica da Ciência da Informação. Na mesma linha o segundo artigo, Inteligência Social e Inteligência Competitiva, resgata os conceitos de inteligência social e coletiva no contexto da Sociedade da Informação, vinculando-as aos ambientes organizacionais. A aplicação da I.C. no contexto produtivo é o tema do terceiro artigo. Os autores mostram como a inteligência competitiva pode contribuir para fortalecer arranjos produtivos locais, principalmente no ambiente das pequenas e médias empresas industriais. O quarto artigo trata da inteligência competitiva aplicada à marca de uma organização e, nesse sentido, de que forma a I.C. pode proporcionar uma vantagem competitiva sustentável a ela. A prospecção e o monitoramento informacional, atividades base da inteligência competitiva, ocorrem a partir de diferentes atividades informacionais; o papel dessas atividades é essencial, pois elas alimentam todo o processo de I.C. Assim, o quinto artigo resgata os conceitos, as características etc., dessas atividades. O sexto e último artigo trata da análise sobre conceitos e técnicas de I.C. e Gestão do Conhecimento (G.C.), realizada por meio da ferramenta Text Mining, em três bases de dados do ISI Web of Science, no período de 1990 a 2003, visando mapear a evolução de publicação sobre esses temas. Aos leitores do Encontros Bibli esperamos que, de algum modo, as contribuições desse número possam trazer informações relevantes à construção da área de Ciência da Informação no país.
                                    [publisher] => Departamento de Ciência da Informação – UFSC
                                    [date] => 2004-01-01
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9nesp1pii
                                            [1] => 10.5007/1518-2924.2004v9nesp1pii
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Especial - primeiro semestre de 2004: Inteligência competitiva; ii
                                            [1] => Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Especial - primeiro semestre de 2004: Inteligência competitiva; ii
                                            [2] => Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Especial - primeiro semestre de 2004: Inteligência competitiva; ii
                                            [3] => 1518-2924
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9nesp1pii/5276
                                    [rights] => Copyright (c) 2004 Marta Ligia Pomim Valentim
                                )

                        )

                )

        )

)