Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:41:52Z
    [request] => https://revista.ibict.br/inclusao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/1657
                            [datestamp] => 2018-10-05T17:01:48Z
                            [setSpec] => inclusao:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A mediação da leitura na família, na escola e na biblioteca através das tecnologias de informação e de comunicação e a inclusão social das pessoas com necessidades especiais
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Estabel, Lizandra Brasil
                                            [1] => Moro, Eliane Lourdes da Silva
                                        )

                                    [subject] => Mediação. Leitura. Tecnologias de Informação e de Comunicação. Pessoas com Necessidades Especiais. Inclusão.
                                    [description] => Este artigo apresenta, no contexto da sociedade atual, o acesso e o uso das tecnologias de informação e de comunicação (TICs) como instrumentos mediadores para a promoção da leitura no âmbito da família, da escola e da biblioteca, em todos os ciclos do desenvolvimento humano, propiciando o acesso universalizado para todos, incluindo as pessoas com necessidades especiais (PNEs), que possuem limitação física, sensorial, mental e/ou intelectual. Aborda a mediação da leitura no âmbito da família, da escola e da biblioteca, destacando a atuação dos pais, do professor e do bibliotecário como mediadores entre o texto e o leitor e estimulando a leitura em todos esses espaços. A mediação da leitura na família, na escola e na biblioteca transforma a casa, a sala de aula e a biblioteca em espaços de informação e de leitura, no âmbito da bibliodiversidade, possibilitando a inclusão digital, social e informacional.Palavras-chaveMediação. Leitura. Tecnologias de informação e de comunicação. Pessoas com necessidades especiais.Inclusão.Tools for promoting reading at home, school and library by means of information and communication technologies and social inclusion of People with Special NeedsAbstractThe objective of this paper is to discuss, in the context of temporary society, the access to and the use of Information and Communication Technologies (ICTs) as an instrument for promoting reading at home, school and library in the different stages of human development, providing a universal access for all individuals, including People with Special Needs (PSNs), i. e., people with physical, sensory, mental and/or intellectual limitations. The role of parents, teachers and librarians is really important for promoting reading in their respective areas of action, fostering social inclusion.KeywordsMediation. Reading. Information and Communication Technologies. People with Special Needs.
                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2011-12-22
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Avaliado pelos pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1657
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Inclusão Social; v. 4 n. 2 (2011)
                                            [1] => 1808-8678
                                            [2] => 1808-8392
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1657/1863
                                    [rights] => Copyright (c) 2016 Lizandra Brasil Estabel, Eliane Lourdes da Silva Moro
                                )

                        )

                )

        )

)