Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:41:29Z
    [request] => https://revista.ibict.br/inclusao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/1608
                            [datestamp] => 2018-10-05T17:02:14Z
                            [setSpec] => inclusao:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => 
Projeto Cor@gem: o acesso e o uso das TICs entre pacientes hospitalizados e a interação em ambientes virtuais de aprendizagem
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => 
Moro, 
Eliane Lourdes 
da Silva
                                            [1] => 
Estabel, 
Lizandra 
Brasil
                                            [2] => 
Santarosa, 
Lucila Maria 
Costi
                                            [3] => 
Abreu e Silva, 
Fernando Antonio
                                        )

                                    [subject] => Tecnologias de Informação e de Comunicação. Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Fibrose Cística.
                                    [description] => 
O artigo relata um estudo de caso com dois sujeitos do projeto de Pesquisa Cor@gem, que se realiza na Pediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre-RS (HCPA). Apresenta-se como um projeto científico, mas se caracteriza como um projeto de afeto e de emoção. Relata a apropriação de ferramentas tecnológicas com doentes crônicos com fibrose cística (FC). Desenvolve-se com base na epistemologia vygotskyana, com uso das ICTs, que permite estabelecer um vínculo entre os sujeitos. A relevância deste trabalho é a oportunidade de o sujeito se tornar ativo, participante, criativo, interativo, retomando “as rédeas de sua vida”, em vez de ser passivo pela condição da doença crônica e da situação de isolamento.Palavras-chaveTecnologias de informação e de comunicação. Pessoas comnecessidades educacionais especiais. Fibrose cística.Cor@gem Project: the access and use of the TICs between hospitalized patients and interaction in virtual environment of learningAbstractThis article presents a study of case with two subjects: a Research Project called “Cor@gem”, which takes place in the Pediatric Nursery at the Hospital de Clínicas in Porto Alegre-RS (HCPA). A scientific project is presented, characterized as a project of love and emotion. The appropriate technological tools are used with chronic Cystic Fibrosispatients in the Pediatrics of the HCPA-RS. The development of the project is based on the vygotskyan epistemology, through the use of TICs which allows to establish a link among the subjects. epistemology using a computer learning program which leads to a connection between the two of them. The relevancy of this work is the opportunity given to the subjects to be an active, participative, creative and interactive person being able to get back the direction of his own life, otherwise having a passive and isolated attitude to the situation and condition of that severe infirmity.KeywordsInformation and communication technologies. People with educational necessities special. Cystic fibrosis.
                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2008-05-07
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => 
Análise Qualitativa
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1608
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Inclusão Social; v. 2 n. 2 (2007)
                                            [1] => 1808-8678
                                            [2] => 1808-8392
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1608/1814
                                    [rights] => Copyright (c) 2016 
Eliane Lourdes 
da Silva 
Moro, 
Lizandra 
Brasil 
Estabel, 
Lucila Maria 
Costi 
Santarosa, 
Fernando Antonio 
Abreu e Silva
                                )

                        )

                )

        )

)