Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 23
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 716
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => O desafio da exclusão digital: uma análise multivariada com base na Pnad 2005@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => O propósito deste artigo é estudar o perfil da população brasileira que tem acesso à Internet. Por meio de uma análise multivariada, verificou-se que em geral os determinantes da exclusão social estão presentes na exclusão digital. O acesso à Internet tem uma relação diretamente proporcional aos níveis de educação e renda. As menores percentagens de presença na rede são encontradas entre as pessoas que estão fora da escola e do mercado de trabalho. Em termos de idade, são os jovens entre 15 e 24 anos que mais utilizam a Internet, especialmente aqueles das escolas privadas. Embora o acesso à Internet tenha crescido mais de 150% no Brasil, entre os anos 2000 e 2005, o país ainda possui baixa parcela da população que usufrui os benefícios da Web. É necessário que se formulem políticas públicas capazes de acelerar o processo de inclusão digital, visando a avançar rumo a uma plena cidadania em todos os seus aspectos e para todos os brasileiros.


Palavras-chave

Exclusão digital. Cidadania. Acesso à Internet. Modelo de regressão logística. 



The challenge of digital divide: a multivariate analysis based on the Pnad 2005


 Abstract

The purpose of this paper is to study the profile of the Brazilian population that has Internet access. By means of a multivariate analysis, it was verified that in general the responsible variables by the social exclusion are present in the digital exclusion (digital divide). The access to the Internet has a relationship directly proportional to the levels of education and income tax. The lower percentages of presence on the Web are from people that are out of school and of the labor market. In terms of ages, the young people, between 15 and 24 years old, are those which more frequently use the Internet, specially those of private schools. In spite of the fact that the access to the Internet have grown up more than 150% in Brazil, between the years 2000 and 2005, the country still have a small proportion of the population that use the benefits of the Web. It is necessary to have public politics capable to increase the process of digital inclusion, seeking to move forward to a full citizenship, in all his aspects, and for all Brazilians.


Keywords

Digital divide. Citizenship. Internet access. Logistic regression model.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Rommel Cysne
                    [1] => José 
Eustáquio Diniz Alves
                    [2] => Sérgio 
da Costa Côrtes
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Exclusão digital@pt
                    [1] => Acesso à internet@pt
                    [2] => Cidadania@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 2
                    [nr] => 2
                    [year] => 2007
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2008-05-07
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1601
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1601/1807
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [@xml:lang] => pt-BR
                            [#text] => Copyright (c) 2016 
Rommel 
Cysne, 
José 
Eustáquio Diniz 
Alves, 
Sérgio 
da Costa 
Côrtes
                        )

                )

        )

)