Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:40:45Z
    [request] => https://revista.ibict.br/inclusao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/1520
                            [datestamp] => 2018-10-05T17:02:38Z
                            [setSpec] => inclusao:Comunic
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A nova ecologia do conhecimento: conteúdo aberto, aprendizagem e desenvolvimento
                                    [creator] => Litto, Fredric M.
                                    [description] => O  advento de Recursos Educacionais Abertos (OERs), componentes grandes ou  pequenos de conhecimento disponibilizados na Web, sejam livremente ou  relacionados a um curso ou programa de estudos, representam uma  significativa opção para aumentar acesso democrático ao conhecimento e à  racionalização de despesas com livros-texto e outros materiais para a a  aprendizagem em todos os níveis. Parte do movimento “aberto”, seus  proponentes visam a enriquecer e aprofundar a compreensão de aprendizes e  encorajar o reuso, adaptação e disseminação livre de conteúdos  educacionais.  Palavras-chave  Aprendizagem. Conteúdo aberto. Recursos educacionais abertos. Comunidades de prática. Tecnologia da informação. Redes.  New ecology of knowledge: open content, learning and development  Abstract  The  advent of Open Educational Resources (OERs), large or small components  of knowledge made available on the Web, freely or related to a course or  study program, represents a significant option for augmenting  democratic access to knowledge, and rationalizing the expenses of  textbooks and other learning materials at all levels of learning. Part  of the “open movement”, its proponents seek to enrich and deepen  learners´ understanding, and to encourage the re-use, adaptation and  free dissemination of educational content.  Keywords  Learning. Open content. Open educational resources. Communities of practice. Information technology. Networks. 
                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2006-05-03
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => text/html
                                            [1] => application/pdf
                                        )

                                    [identifier] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1520
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Inclusão Social; v. 1 n. 2 (2006)
                                            [1] => 1808-8678
                                            [2] => 1808-8392
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1520/1722
                                            [1] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1520/1723
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2016 Fredric M. Litto
                                )

                        )

                )

        )

)