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                                    [title] => Abordagem da Nobrade nos currículos dos cursos de Arquivologia do Brasil
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                                    [description] => A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade), desde que foi lançada, em 2006, passou a ser um documento de referência para a descrição de documentos arquivísticos. Considerando seu impacto nas reformulações técnicas e metodológicas de descrição dos documentos arquivísticos, o seu conteúdo e aplicação passam a ser importantes não apenas entre os profissionais que atuam com a atividade de descrição, mas também para estudantes de Arquivologia que estão realizando sua formação e atuarão possivelmente, nessa área. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar se – e como – a Nobrade é abordada nos currículos dos cursos de Arquivologia existentes no Brasil. Para atingir nosso objetivo, foi adotada metodologia quantitativa e qualitativa, contemplando o mapeamento dos cursos de Arquivologia, seus respectivos currículos e a identificação das disciplinas que se referem à Nobrade no conteúdo programático e/ou na bibliografia do plano de ensino da disciplina. A pesquisa conclui que devido às diferenças de cargas horárias totais dos cursos de Arquivologia no Brasil e, consequentemente, ao número de disciplinas ministradas, o ensino da Nobrade ainda é bastante variável, com maior ou menor grau de profundidade em cada curso de Arquivologia, em grande parte, devido à falta de harmonização curricular.
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