Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:10:56Z
    [request] => https://revistas.ufg.br/ci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revistas.ufg.br:article/76284
                            [datestamp] => 2023-08-29T11:43:25Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => ci:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Publicidade, criatividade & cognição x inteligências artificiais: uma reflexão à luz das múltiplas inteligências
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => da Costa Barreto, Carlos Henrique
                                            [1] => Massário, Marcelo Schaedler
                                            [2] => Ghisleni, Taís Steffenello
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Tecnologia
                                            [1] => Publicidade
                                            [2] => Inteligência
                                            [3] => Criatividade
                                            [4] => Cognição
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This is a study of Social Communication in the theme of advertising creation in the face of the popularization of Generative Artificial Intelligences (AI) such as Chat GPT and Dall-E, capable of generating products according to user requests, which dualize the creative scenario in possibilities and challenges. The objective is to build a reflection on the importance of human creative role in Advertising and Propaganda in the face of these technologies. It is a qualitative study with a descriptive-exploratory approach that is developed in light of Howard Gardner's theory of Multiple Intelligences (1993) to provide a foundation for understanding what intelligence is, as well as discussing the nature of AI technologies, Advertising and Propaganda, creativity, and cognition - thus establishing respective relationships between these fields. As results, we take a positivist perspective towards technology, but under the reflection that the use of AI in the creative field of Advertising and Propaganda should be conceived like the use of any other technology in our lives: with criticality, responsibility, reflection, and ethical respect. It reflects how Artificial Intelligence should be seen as an optimizing agent of time and resources, and never as something detrimental to replace human roles and cognitive processes.
                                            [1] => Este es un estudio de Comunicación Social sobre la temática de la creación publicitaria frente a la popularización de las Inteligencias Artificiales (IA) Generativas como Chat GPT y Dall-E, capaces de generar productos según las solicitudes del usuario, lo cual diversifica el escenario creativo en posibilidades y desafíos. El objetivo es construir una reflexión sobre la importancia del papel humano creativo en la Publicidad y Propaganda frente a tecnologías de esta naturaleza. Se trata de un estudio cualitativo con enfoque descriptivo-exploratorio que se desarrolla a partir de la teoría de las Múltiples Inteligencias de Howard Gardner (1993) para fundamentar lo que es la inteligencia, así como para debatir sobre las propias tecnologías de IA, la Publicidad y Propaganda, la creatividad y la cognición, estableciendo las respectivas relaciones entre estos campos. Como resultados, adoptamos una perspectiva positivista frente a la tecnología, pero reflexionamos que el uso de IA en el campo creativo de la Publicidad y Propaganda debe ser concebido de la misma manera que cualquier otra tecnología en nuestra vida: con criticidad, responsabilidad, reflexión y respeto ético. Se reflexiona sobre cómo la Inteligencia Artificial debe sumarse como un agente optimizador de tiempo y recursos, y nunca como algo vicioso que reemplace el papel humano y sus procesos cognitivos.
                                            [2] => Este é um estudo de Comunicação Social em temática de criação publicitária frente a popularização de Inteligências Artificiais (IA) Generativas como o Chat GPT e a Dall-E, capazes de gerar produtos conforme solicitações do usuário, que dualizam o cenário criativo em possibilidades e desafios. Objetiva-se construir uma reflexão sobre a importância do papel humano criativo na Publicidade e Propaganda frente às tecnologias dessa natureza. Trata-se de um estudo qualitativo em viés descritivo-exploratório que se desenvolve à luz da teoria das Múltiplas Inteligências, de Howard Gardner (1993), para fundamentar o que é inteligência, tal como debate o que são as próprias tecnologias IA, a Publicidade e Propaganda, a criatividade e a cognição – assim estabelecendo respectivas relações entre esses campos. Como resultados, tomamos perspectiva positivista frente à tecnologia, mas sob a reflexão de que o emprego da IA no campo criativo da Publicidade e Propaganda deve ser concebido como o emprego de qualquer outro tecnologia em nossa vida: sob criticidade, responsabilidade, reflexão e respeito ético; reflete-se como a Inteligência Artificial deve se somar como agente otimizador de tempo e recurso, e nunca como algo vicioso à substituir o papel humano e seus processos cognitivos.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal de Goiás
                                    [date] => 2023-08-29
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufg.br/ci/article/view/76284
                                            [1] => 10.5216/ci.v26.76284
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Comunicação & Informação; v. 26 (2023): Comunicação & Informação; 235-261
                                            [1] => 2317-675X
                                            [2] => 1415-5842
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ufg.br/ci/article/view/76284/40162
                                    [rights] => Copyright (c) 2023 Comunicação & Informação
                                )

                        )

                )

        )

)