Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 28
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 670
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => O uso do corretor automático vinculado ao aplicativo Whatsapp na escrita de jovens estudantes@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => The theme of communication through social networks is analyzed in this study from the perspective of autocorrect of Brazilian Portuguese (BP) by WhatsApp application. The objective is to verify if the autocorrect and autocomplete options available in the application interfere in mastering the standard variety of portuguese by young students from Secondary and Tertiary Education. The research has an applied nature, with an exploratory and qualitative approach, involving field research with WhatsApp users contextualized in public educational institutions located in Santos (SP). The research steps are: conducting a Grammaticality Correction Test (GCT) composed of 50 sentences written in BP; filling in an electronic form structured on the Likert scale; and participation in a semi-induced conversational topic without social mediation (for the control group) and with mediation (for the experimental group). It can be concluded, after such survey and treatment of data, that the majority of the participants present generalized deviations from the standard variety in their writing, inappropriate to the phase of schooling in which they are; that there is a clear split among them, as they demonstrate contrary opinions about the need for use and the influence of the autocorrect as a facilitator in the use of the standard language; and a certain decrease in the occurrence of the same deviations when the autocorrect option was activated.@en
                    [1] => El tema de la comunicación a través de las redes sociales se analiza en este estudio desde la perspectiva de la corrección gramatical automática del portugués brasileño (PB) por la aplicación WhatsApp. El objetivo es verificar si los recursos de corrección y sustitución automáticos disponibles en la aplicación interfieren en el dominio de la norma culta de los jóvenes estudiantes de Educación Média y Superior. La investigación es de naturaleza aplicada, con un enfoque exploratorio y cualitativo, que involucra investigación de campo con usuarios de WhatsApp contextualizados en instituciones educativas estatales ubicadas en Santos (SP). Los pasos de la investigación son: realizar una prueba de corrección gramatical (TCG) compuesta por 50 oraciones escritas en PB; completar un formulario electrónico estructurado en la escala Likert; y participación en un tema de conversación semiinducido sin mediación social (para el grupo de control) y con mediación (para el grupo experimental). Se puede concluir, después de tal encuesta y tratamiento de datos, que la mayoría de los participantes presentan desviaciones generalizadas de la norma educada en su escritura, inapropiada para la fase de escolarización en la que se encuentran; que existe una clara división entre ellos, ya que demuestran opiniones contrarias en cuanto a la necesidad de uso y la influencia del agente automático como facilitador en el uso de la norma cultivada; y una cierta disminución en la ocurrencia de tres tipos de desviaciones cuando se activó la función de autocorrección, concomitante con el aumento en la ocurrencia de los otros cuatro tipos.@es
                    [2] => O tema da comunicação pelas redes sociais é analisado neste estudo sob a ótica da correção gramatical automática do Português Brasileiro (PB) pelo aplicativo WhatsApp. O objetivo é verificar se os recursos de correção e substituição automática disponíveis no aplicativo interferem no domínio da norma culta de jovens estudantes dos Ensinos Médio e Superior. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem exploratória e qualitativa, envolvendo pesquisa de campo junto a usuários do WhatsApp contextualizados em instituições de ensino estaduais localizadas em Santos (SP). As etapas da pesquisa são: realização de um Teste de Correção Gramatical (TCG) composto por 50 sentenças redigidas em PB; preenchimento de um formulário eletrônico estruturado na escala Likert; e participação em um tópico conversacional semi-induzido sem mediação de rede social (para o grupo de controle) e com mediação (para o grupo experimental). Pode-se concluir, após tal levantamento e tratamento de dados, que a maioria dos participantes apresenta desvios generalizados da norma culta em sua escrita, impróprios à fase de escolarização em que se encontram; que há uma clara cisão entre eles, uma vez que demonstram opiniões contrárias quanto à necessidade do uso e à influência do corretor automático como facilitador do emprego da norma culta; e certa diminuição da ocorrência de três tipos de desvios quando o recurso da autocorreção estava acionado, concomitante ao aumento da ocorrência dos outros quatro tipos.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Vanina Sigrist
                    [1] => Eliude Felizindo
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 24
                    [nr] => 
                    [year] => 2021
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2021-08-02
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.5216/ci.v24.62456
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufg.br/ci/article/view/62456
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufg.br/ci/article/view/62456/37024
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [@xml:lang] => pt-BR
                            [#text] => Copyright (c) 2021 Comunicação & Informação
                        )

                )

        )

)