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                                    [description] => A comunicação, conforme observado por Maffesoli (2003), é uma ferramenta de “religação” entre os indivíduos e o elemento que funciona como um “cimento social” ao unir pessoas, interesses e crenças. Nesse sentindo, o presente artigo busca discutir sobre como o comportamento do usuário, refletindo esse processo de identificação com o grupo por meio das novas tecnologias, pode interferir na difusão da fake news. Dessa forma, observamos que a cultura das mídias sociais fortalece a construção de mitos e gera referências sociais que distorcem o processo de comunicação em torno de um mecanismo de (in)formação com base em padrões pré-estabelecidos. Assim, ampliamos a reflexão por meio do conceito do “além-homem”, de Nietzsche (2005a), e o Mito de Superman, Eco (2004), já que é necessário fugir dos “filtros” tecnológicos, estéticos e sociais para evitar as “ilusões” construídas e compartilhadas, até de forma ingênua, por meio das redes construídas nas diferentes plataformas de comunicação digital.     
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