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                                            [0] => This study articulates and systematize the results of a study that sought to understand the mystical-religious senses addressed by the soap operas of RedeGlobo, from the analysis of fictional works Amor Eterno Amor, A Viagem e EscritonasEstrelas, freely inspired by the spiritual doctrine of Allan Kardec. Inserting the epistemological field of Cultural Studies, started from the premise that television drama influences the social globalization various themes, including religious, instigating interactions in the public sphere which, empathic and sensory way, is left to affect the content fiction. Under this view, the novels disseminate new interpretations of the religious universe, promoting dynamics of sociability, woven from the redefinition of their stories, which show polysemic and instigate new rationales. Given this theoretical horizon, thinking about the role of television drama in religiosities approach shows up an important research perspective to the field of communication, as it reflects the process of contemporary media coverage, marked by the interpenetration of media logic in various social fields, in particularly with regard to religion-culture binomial. In this sense, the study indicates that messages of television fiction transcend temporality in which they were written, as they produce appropriations that generate new symbolic practices in the social space, setting privileged environments for the spread of religious symbols and archetypes.
                                            [1] => En este estudio se articula y sistematizar los resultados de um estudio que trató de comprenderlos sentidos místicos religiosos abordados por las telenovelas de La Red Globo, a partir de La análisis de las obras de ficciónAmor Eterno Amor, A Viagem e Escrito nas Estrelas, libremente inspirado em La doctrina espiritual de Allan Kardec.  La Insercióndel campo epistemológico de los estúdios culturales, partió de La premisa de que el drama de televisióninfluye em La globalización social diversos temas, entre ellos, lãs interacciones instigar religiosas em la esfera pública, que forma empática y sensorial, se dejaron de afectarel contenido de la ficción. Bajo este punto de vista, las novelas difundir nuevasinterpretacionesdel universo religioso, lapromoción de dinámicas de sociabilidad, tejidos de La redefinición de sus historias, que muestranpolisémico y instigannuevas racionalidades. Ante este horizonte teórico, pensando em el papel del drama de La televisión em el enfoque religiosidades muestra una perspectiva de investigación importante para el campo de la comunicación, ya que reflejael proceso de la cobertura mediática contemporánea, marcada por lainterpenetración de la lógica medios de comunicaciónen diferentes âmbitos sociales, em en particular com respecto a lareligión, la cultura binomial. En este sentido, El estudio indica que losmensajes de laficción televisiva trasciendenlatemporalidaden que fueron escritos, ya que producen créditos que generannuevasprácticas simbólicas em  el espacio social, el establecimiento de entornos privilegiados para ladifusión de los símbolos religiosos y arquetipos.
                                            [2] => Este estudo articula e sistematiza os resultados de uma pesquisa que buscou compreender os sentidos místico-religiosos abordados pela teledramaturgia da Rede Globo, a partir da análise das obras ficcionais Amor Eterno Amor, A Viagem e Escrito nas Estrelas, livremente inspiradas na doutrina espírita de Allan Kardec. Inserindo-se no campo epistemológico dos Estudos Culturais, partiu da premissa de que a teledramaturgia influencia a globalização social de diversas temáticas, incluindo-se as religiosas, instigando interações na esfera pública que, de modo empático e sensorial, deixa-se afetar pelos conteúdos da ficção.  Sob essa ótica, as novelas disseminam novas leituras do universo religioso, promovendo dinâmicas de sociabilidade, tecidas a partir da ressignificação de suas narrativas, que se mostram polissêmicas e instigam novas racionalidades. Diante desse horizonte teórico, pensar o papel da teledramaturgia no enfoque de religiosidades mostra-se uma perspectiva de investigação relevante para o campo da comunicação, uma vez que reflete o processo da midiatização contemporânea, marcado pela interpenetração das lógicas midiáticas em vários campos sociais, em particular no que concerne ao binômio religião-cultura. Nesse sentido, o estudo sinaliza que as mensagens da ficção televisiva transcendem a temporalidade em que foram escritas, à medida que produzem apropriações que geram novas práticas simbólicas no espaço social, configurando ambientes privilegiados para a disseminação das simbologias e arquétipos religiosos. 
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