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                                            [0] => The Brazilian Press, based on a economical perspective, has contributed in spreading a false concept of sustentability, infected by big multinationalinterests. It judges the local knowledge, the defense of biodiversity and the resistence in transgenics as traces of a primitive culture, in opposition of the scientific thought. To revert this process and to establish a criticai postureconcerning the "chemical mentality", it is essential to qualiíy the journalists, pointing out to them how the big interests actually work. This article identifies the ways of operation of multinational companies that intend to reach the monopoly of seed and agricultural outputs.
                                            [1] => A imprensa brasileira, apoiada numa perspectiva essencialmente econômica, tem contribuído para difudir um falso conceito de sustentabilidade, contaminado pelos interesses das grandes empresas multinacionais. Por isso, considera o conhecimento local, a defesa da biodiversidade e a resistência aos transgênicos como traços de uma cultura primitiva que se encontra em oposição ao pensamento científico. Para reverter esse processo e estabelecer uma postura crítica em relação à chamada "mentalidade química", é essencial capacitar os jornalistas, mostrando-lhes como esses interesses atuam fortemente na indústria da comunicação. Este artigo identifica as formas de atuação das empresas multinacionais, que visam ao monopólio das sementes e dos insumos agrícolas.  
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