Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:07:49Z
    [request] => https://revistas.ufg.br/ci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revistas.ufg.br:article/22812
                            [datestamp] => 2016-01-27T10:33:58Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => ci:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => The image and the exercise of the communicational thinking today
                                            [1] => La imagen y el ejercicio de un pensamiento comunicacional de hoy
                                            [2] => A imagem e o exercício de um pensamento comunicacional hoje
                                        )

                                    [creator] => Monteiro, Aline Veríssimo
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Imagem
                                            [1] => cultura comunicacional
                                            [2] => pensamento comunicacional
                                            [3] => comunicação e semiótica.
                                            [4] => Imagem. Cultura comunicacional. Pensamento comunicacional. Comunicação e semiótica.
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => ResumoDesde o surgimento- da escrita privilegiamos o visual em nossa comunicação, tanto na composição das mensagens quanto no desenvolvimento de tecnologias. No entanto, este visual tem dois modos de manifestação; sob a forma do texto, que privilegia o símbolo e sob a forma da imagem onde os índices e ícones predominam. Essas duas categorias de signos e mensagens visuais têm posições distintas na historia da evolução.humana efunctonam segundo léglcasde representação divergentes. Contudo, encontram-se hoje reunidas em uma cultura marcada pela tecnologia dtgítal e na vigênciade um pensamento comunicacional. Este artigo apresenta um início de compreensão das passagens históricas e lógicas de um tipo de signo ou tipo de mensagem visual a outro, tentando entender como o pensamento comunicacional e a tecnologia podem explicar certo privilégio da Imagem sobre o texto atualmente.
                                            [1] => Desde o surgimento da escrita privilegiamos o visual em nossa comunicação, tanto na composição das mensagens quanto no desenvolvimento de tecnologias. No entanto, este visual tem dois modos de manifestação: sob a forma do texto, que privilegia o símbolo e sob a forma da imagem onde ôsíndices e ícones predominam. Essas duas categorias de signos e mensagens visuais têm posições distintas na historia da evolução humana e funcionam segundo lógicas de representação divergentes.Contudo, encontram-se hoje reunidas em uma cultura marcada pela tecnologia dtgítal e na vigência de um pensamento comunicacional. Este artigo apresenta um início de compreensão das passagens históricas e lógicas de um tipo de signo ou tipo de mensagem visual a outro, tentando entender como o pensamento comunicacional e a tecnologia podem explicar certo privilégio da Imagem sobre o texto atualmente.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal de Goiás
                                    [date] => 2013-02-27
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22812
                                            [1] => 10.5216/c&i.v11i1.22812
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Comunicação & Informação; v. 11 n. 1 (2008); 9-18
                                            [1] => 2317-675X
                                            [2] => 1415-5842
                                            [3] => 10.5216/c&i.v11i1
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22812/13557
                                )

                        )

                )

        )

)