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Diante da relevância da formação do sujeito-leitor no contexto da sociedade atual e do papel da escola pública como responsável por este processo, verifica-se que, apesar do avanço das tecnologias de informação, o livro persiste como elemento essencial à introdução do aluno no mundo da escrita. Propõe-se a verificar se as atividades de leitura no ensino e Língua Portuguesa (LP) no Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (CEFET-PI) contribuem para a formação de um sujeito-leitor, capaz de posicionar-se criticamente frente às informações do mundo contemporâneo. Observam-se os seguintes aspectos: concepção de leitura que norteia a prática dos professores de LP; relevância dada ao conhecimento prévio do aluno e ao seu background; interação entre os docentes de LP; a relevância atribuída ao livro didático e paradidático; a análise da leitura como atividade de lazer dos alunos e sua contribuição para a formação de um leitor crítico; estratégias adotadas no processo de avaliação da leitura. O universo compreende os alunos matriculados no Ensino Médio no ano 2000 e os professores de LP que ministram aulas neste nível de ensino. Enquanto a coleta de dados abrangeu todos os docentes, no caso dos discentes, através da técnica de amostra probabilística simples, foram sorteados o total de 200, para os quais recorreu-se ao questionário misto. As técnicas de entrevista semi-estruturada e de observação participante foram utilizadas para os dados relativos aos professores. Mediante à análise de conteúdo e revisão de literatura, procedeu-se à análise dos dados, concluindo-se que, em termos genéricos, os docentes carecem de maior interação no desenvolvimento das atividades comuns. Formam eles dois grupos. O primeiro mantém relação dialógica como concepção norteadora de sua prática e, por conseguinte, valoriza o conhecimento prévio do aluno, explora o livro didático e o paradidático de forma adequada, promovendo, além da mera verificação da leitura, atividades que avaliam o crescimento do aluno enquanto leitor. O segundo grupo desconsidera a função social da leitura e, portanto, não valoriza as experiências dos alunos, limitando-se, quase sempre, à interpretação unívoca do livro didático e à subutilização do paradidático. Como decorrência, quando da avaliação, restringe-se apenas a verificar se o aluno fez a leitura.
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