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                                    [title] => O clipping de mídia impressa numa abordagem interdisciplinar sob os prismas da ciência da informação e da comunicação social: o jornal de recortes da Assembléia Legislativa de Minas Gerais
                                    [creator] => Teixeira, Hugo Márcio Lemos
                                    [description] => TEIXEIRA, Hugo Márcio Lemos. O clipping de mídia impressa numa abordagem interdisciplinar sob os prismas da ciência da informação e da comunicação social; o jornal de recortes da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. 2001. 111f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

O objeto de estudo desta pesquisa é o clipping de mídia impressa, escolhido por ser um instrumento que, além de concretizar uma tentativa de investigação interdisciplinar, tem também a possibilidade de reforçar a localização deste trabalho na interseção entre a ciência da informação e a comunicação social, os campos do conhecimento de que trata este estudo. A enumeração de categorias conceituais relativas ao clipping tem a função de facilitar a reflexão em forma paralela e interdisciplinar da ciência da informação e a comunicação social e, também, de orientar os procedimentos metodológicos da dissertação. Estas categorias foram classificadas em três grupos distintos, de acordo com a natureza dos elementos que as compõem. As categorias substantivas são informação e comunicação; publicações periódicas; fontes de informação; textos e usuários: necessidades, acesso, satisfação e uso da informação. As categorias predicativas são ética e verdade; atualidade/validade/interesse público e visibilidade/imagem. As categorias processuais são produção de serviços primários e secundários de informação; leitura técnica; seleção, tratamento, disseminação: o auxílio ao leitor e mensuração/avaliação e bibliometria. O objeto foi abordado através da seleção de algumas categorias conceituais que foram usadas como categorias de análise. Das categorias substantivas escolheu-se usuários: necessidades, acesso, satisfação e uso da informação, das categorias predicativas, selecionou-se ética e verdade e visibilidade/imagem e das categorias processuais usou-se produção de serviços primários e secundários de informação e mensuração/avaliação.Utilizou-se nesta abordagem ao objeto a observação livre da produção e do uso do clipping; coleta de dados através de questionários dirigidos a deputados, assessores de imprensa, produtores do clipping e contratadores do serviço e análise documental. Dentre outros resultados, ressalta-se a importância amplamente reconhecida por deputados e assessores de imprensa, do clipping como instrumento de avaliação da repercussão na imprensa do trabalho parlamentar. Esta avaliação implica em análise de questões como a influência da mídia impressa na composição de uma imagem pública e na construção de uma visibilidade perante a sociedade. Comprovou-se a possibilidade de mensuração de espaços de mídia impressa através de instrumentos bibliométricos, característicos da ciência da informação.
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