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Acomplexidade da utilização do computador em sala de aula conduziu o MEC a elaborar política de implantação das NTIC nas escolas públicas de ensino médio, consubstanciada nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN para ensino médio e no Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO. A nível de Estados tem-se implantado essa política através dos Núcleos de Tecnologia Educacional – NTE, encarregados da capacitação docente em uso de informática na sala de aula. Diante desse contexto, pretendeu-se investigar a utilização do computador no processo ensino-aprendizagem pelos professores do Liceu Piauiense, através de investigação do curso de capacitação oferecido pelo Programa e do processo de implantação dessa NTIC no referido Liceu. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso com utilização de entrevista para a coleta dos dados. O NTE de Teresina já havia capacitado aproximadamente trezentos professores até o momento de realização da presente pesquisa, dos quais 10 originaram-se do Liceu Piauiense. Os entrevistados manifestaram-se sobre as seguintes questões: implantação do PROINFO, capacitação dos professores, recursos de hardware e software, desempenho do professor no Programa, desempenho do professor em sala de aula resultante da capacitação, apreciação do Programa. Na percepção desses 10 professores entrevistados a política governamental à luz do PROINFO é extremamente válida, mas a capacitação deixou a desejar, o que inviabilizou, juntamente com outros fatores, como por exemplo, difícil acesso aos laboratórios e ausência de software educativos a efetiva utilização do computador no ensino como propõe o Programa. Essa consciência de que o Programa ainda não atingiu seus objetivos também foi compartilhada pela diretora do Liceu e coordenadoras administrativa e pedagógica do NTE de Teresina.
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