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As instituições federais de ensino superior no Brasil têm tido tradicionalmente como atribuições básicas as atividades de ensino e pesquisa. A maioria dessas instituições alcança resultados que, qualitativa e quantitativamente, indicam atuações de alto nível, comparativamente aos padrões internacionais, tanto em formação de pessoal quanto em produção científica. Com o conhecimento novo assumindo papel estratégico para o desenvolvimento econômico dos países, essas instituições têm sido chamadas a incorporar, às suas atribuições já consolidadas, a participação no desenvolvimento econômico e social do meio onde estão inseridas. Dessa forma, o conhecimento desenvolvido no ambiente acadêmico, em especial aquele relacionado à criação de tecnologia, tem recebido grande atenção, uma vez que ele pode representar uma resposta mais direta aos problemas regionais. A Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG tem estabelecido parcerias com o setor empresarial para desenvolver tecnologia, processo esse que, embora polêmico, tem se mostrado um caminho de atuação importante e de muito êxito. As atividades desenvolvidas em ciência e tecnologia e os seus resultados podem ser representados por indicadores que constituem importante ferramenta tanto para a avaliação como para o estabelecimento de planos de atuação. As universidades, como a maioria das instituições registram suas atividades e constróem indicadores que são utilizados no seu dia a dia. Esses indicadores refletem, de modo relativamente satisfatório, a atividade científica da universidade, representada, basicamente, pela divulgação de seus resultados em forma de produções bibliográficas científicas. Verifica-se, com relação aos indicadores de criação de tecnologia, uma sub-representação dessas atividades, bem como de seus resultados, nos indicadores normalmente utilizados. Análise de três casos de interação da Universidade Federal de Minas Gerais com o setor empresarial como forma de melhor compreender a participação de cada uma das partes no processo de criação tecnológica e avaliar como as atividades foram representadas nos indicadores tradicionais da Universidade. Discute as formas de representação das atividades de criação de tecnologia a fim de que sejam mais facilmente visualizadas, contribuindo para o aprimoramento dos indicadores de produção acadêmica, a fim de embasar decisões estratégicas, apoiar a avaliação e tornar transparente para a sociedade qual a contribuição da Universidade nesse campo de produção de conhecimento.
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