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A inovação tecnológica tem sido um dos principais agentes de mudanças econômicas e sociais nos países desenvolvidos. A experiência tem mostrado que as empresas mais inovadoras são aquelas que demonstram maior competência para administrar novos conhecimentos incorporando-os aos seus produtos e serviços. Os potenciais parceiros das empresas no desenvolvimento de tecnologia são os institutos de pesquisa, as universidades, os fornecedores e clientes e as outras empresas. Esta pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de avaliar a cooperação entre universidades e empresas para capacitar recursos humanos na pósgraduação. A avaliação focalizou a cooperação como instrumento de fortalecimento da capacidade de aprendizagem e de inovação das empresas, considerando as contribuições mais recentes sobre a natureza do conhecimento, da inovação, da gestão do conhecimento e da aprendizagem organizacional. Foi analisado o comportamento das empresas participantes do Programa Mineiro de Cooperação Universidade/Empresa para verificar como as elas estão investindo na inovação e na aprendizagem, que são fatores essenciais ao desenvolvimento e à competitividade. Para efeito de análise alguns dos resultados foram agrupados nas três etapas características do processo de gestão do conhecimento, que são: a criação, o compartilhamento e o registro do conhecimento. Alguns indicadores foram comparados aos do Programa CIFRE francês, que tem os mesmos objetivos do Programa Mineiro. Pôde-se concluir que o Programa tem contribuído para a superação da fragilidade tecnológica e da ausência de cooperação no sistema de inovação brasileiro pois aumenta a conectividade entre os diversos agentes do sistema de C&T, induz a cooperação como forma de expandir e acelerar o processo de aprendizado conjunto, estimula o setor privado a reforçar as atividades nas áreas de educação, ciência e tecnologia e amplia a participação do estado de Minas Gerais nesses processos. O aumento do investimento na formação de recursos humanos está de acordo com a dinâmica da Sociedade do Conhecimento que requer uma educação continuada ao longo da vida, que permita ao indivíduo acompanhar as mudanças tecnológicas e, sobretudo, inovar.
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