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                                    [description] => BRETAS, Maria Beatriz Almeida Sathler. Interações telemáticas: estudo sobre jovens internautas de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2000. 231p. (Tese, Doutorado em Ciência da Informação). Orientadora: Profa. Dra. Ana Maria Pereira Cardoso.

Aborda os processos comunicativos e demandas de informação, referentes a adolescentes de Belo Horizonte, usuários da Internet, com vistas a subsidiar políticas públicas na democratização das redes telemáticas. O trabalho, denatureza qualitativa, busca contribuições teórico-metodológicas em várias áreas do conhecimento, entre elas a da sociologia e a da história, na compreensão das interações sociais. Tendo o contexto como referência para a produção de sentido, são abordadas as transformações referentes às mudanças de paradigmas científicos; à transferência do espaço público para o campo mediático e à apresentação do quadro planetário de desenvolvimento humano, em que a Internet surge como fator paradoxal de inclusão e exclusão dos indivíduos. Assim, através do enfoque de problemas localizados na relação entre a escola e a tecnologia telemática, é discutida a necessidade de processos educativos que democratizem a produção cultural. O espaço virtual é examinado em analogia com o território urbano, identificando lugares de sociabilidade, para estabelecer parâmetros e categorias de classificação de lugares físicos e virtuais freqüentados pelos adolescentes, no cotidiano. O estudo enfoca, também, a retórica dos discursos eletrônicos na constituição de uma nova linguagem própria da Internet. A pesquisa empírica, que utilizou o recorte temporal de 1996 a 1999, foi constituída por dois momentos de aproximação da realidade; o primeiro compreendeu a busca, a coleta e a análise de 30 páginas pessoais de adolescentes de Belo Horizonte, na Internet, e o segundo momento envolveu a realização de grupos focais, presenciais, com a participação de 42 adolescentes, usuários da Internet, alunos de escolas de ensino fundamental e médio da cidade. A análise dos resultados, à luz do referencial teórico, identifica nos jovens um conhecimento tácito sobre a informática; as diferentes formas de apropriação da tecnologia pelo segmento observado e os objetivos de interação social presentes no uso da Internet, entre outras constatações.
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