Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T04:00:10Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufmg.br:article/23286
                            [datestamp] => 2020-06-29T12:24:06Z
                            [setSpec] => pci:ted
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Produção de conhecimento na sociedade da informação: o papel da tecnologia da informação no processo de produção cooperativa de textos/conhecimento
                                    [creator] => Marques Neto, Humberto Torres
                                    [description] => NETO, Humberto Torres Marques. Produção de conhecimento na sociedade da informação: o papel da tecnologia da informação no processo de produção cooperativa de textos/conhecimento. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG, 1999.(Mestrado em Ciência da Informação). 228p.Orientadora: Professora Ana Maria Cardoso.

Partindo dos pressupostos que o processo de produção passa necessariamente pela produção e recepção de textos, e que tal conhecimento é produzido através de processos informativos, nos quais o sujeito do conhecimento interage com textos (ou dados) dando-lhes significado dentro de um contexto definitivo por um sistema, pôde-se verificar que a tecnologia da informação cria novas condições para sua produção, deixando assim de ter uma conotação estritamente instrumental para constituir-se como um fator determinante do processo. O trabalho foi desenvolvido a partir da observação e análise da produção acadêmica de um grupo de alunos da disciplina de Linguística I do curso de letras da PUC-Minas do primeiro semestre letivo de a1998. A metodologia empregada conduziu a que os alunos produzissem um conjunto de textos tanto de forma manuscrita quanto eletronicamente através da utilização de um editor de textos. O processo de produção de cada atividade foi realizado em grupo, ou seja, criou-se condições para que esses alunos produzissem conhecimento de maneira cooperativa. A interação intrínseca à cooperação ocorreu tanto através de discussões realizadas face a face quanto por intermédio de um software de “bate-papo virtual” (chat). Todos os trabalhos dos alunos foram avaliados por dois professores de Linguística, o próprio professor da disciplina e outro professor convidado, com o intuito de garantir uma transparência ao processo de avaliação. Os dados decorrentes da pesquisa mostraram que a utilização da tecnologia da informação no processo de produção cooperativa de textos/conhecimento pode criar alguns desafios para a universidade contemporânea, pois torna-se necessário repensar o espaço da sala de aula, desenvolver metodologias mais adequadas ao funcionamento de um grupo sob tais condições, bem como redefinir as categorias da avaliação utilizadas pelos professores.
                                    [publisher] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                        )

                                    [date] => 2007-11-26
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23286
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 4 No. 2 (1999)
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 4 Núm. 2 (1999)
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação; v. 4 n. 2 (1999)
                                            [3] => 1981-5344
                                            [4] => 1413-9936
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
                                )

                        )

                )

        )

)